Tião Viana homenageia índios e pede demarcação de suas terras
O senador Tião Viana (PT-AC) prestou uma homenagem aos povos indígenas das Américas pelo Dia do Índio, lembrando que data reverencia a participação dos índios no 1º Congresso Interamericano, realizado no México, em 1940. O parlamentar lamentou que, a despeito da articulação política das organizações indígenas, do apoio de instituições financeiras, de ONGs e de órgãos governamentais, as terras indígenas ainda não tenham sido demarcadas, depois de 13 anos da promulgação da Constituição federal.
O atual governo, disse o senador, não tem agido de forma diferente, "demonstrando total desinteresse" no que diz respeito ao cumprimento do dispositivo constitucional segundo o qual a União deveria concluir a demarcação das terras indígenas em um prazo de cinco anos a partir da promulgação da Constituição.
Tião Viana lembrou que desde o início do seu mandato tem lutado pelo estabelecimento de medidas que garantam o respeito às diferenças étnicas, à identidade cultural e aos direitos políticos, culturais e econômicos das populações indígenas. Mencionou, ainda, suas intervenções da tribuna e as propostas que apresentou, como o projeto que institui mecanismos de ação afirmativa em prol dos índios, em tramitação no Senado.
O senador encerrou sua homenagem citando duas mensagens, das quais solicitou a transcrição nos Anais, uma de dom Aloísio Lorscheider e a outra de Padre Paulino, em apoio às causas indígenas no Brasil.
26/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana cobra do governo demarcação de terras indígenas
Índios cobram demarcação de terras no sul da Bahia
Índios ainda enfrentam muitas dificuldades, afirma Tião Viana
TIÃO VIANA: APROVAR CONVENÇÃO 169, DA OIT, É A MAIS JUSTA HOMENAGEM AOS ÍNDIOS
ADEMIR PEDE URGÊNCIA NA DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS
Tião Viana recebe prêmio da OMS por suas ações contra o cigarro