Tião Viana registra início da extração de petróleo na camada pré-sal



O senador Tião Viana (PT-AC), em discurso nesta terça-feira (2), registrou a realização da cerimônia que marcou o início da produção de petróleo a partir da camada pré-sal, no Espírito Santo, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

- É o início de uma nova era do petróleo no Brasil - afirmou.

Ao citar dados divulgados pela Secretaria de Comunicação do governo, o senador explicou que a extração no campo de Jubarte por meio do navio-plataforma Juscelino Kubitschek dá inicio a uma fase de testes de longa duração, cujo objetivo é observar as características e o comportamento do óleo da camada pré-sal, e deve durar entre seis meses e um ano. Foram investidos R$ 50 milhões em adaptações para permitir a extração, cujo potencial é de cerca de 18 mil barris ao dia. O Brasil poderá figurar entre os cinco maiores produtores do mundo.

Os depósitos de petróleo da camada pré-sal começaram a se formar 150 mil anos atrás e vão desde o Espírito Santo até Santa Catarina, explicou o senador, e encontram-se sob uma espessa camada de sal. Graças a essa camada, o petróleo encontrado "é um dos melhores, mantido em temperaturas acima de sessenta graus". Também há perspectiva de aumento das reservas de gás natural, o que poderá levar o país a se tornar auto-suficiente.

Tião Viana ressaltou ainda a importância de direcionar os recursos obtidos a partir da exploração do bem mineral para incrementar a vida econômica do Brasil, além de destiná-lo também para "o bem da sociedade brasileira".

- O futuro bate às nossas portas se soubermos compatibilizar o uso das riquezas minerais com o desenvolvimento socioambiental - avaliou.

Em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) mencionou que o dia "histórico" marca a primeira conquista da Petrobras com petróleo e gás natural extraídos da camada pré-sal, e, assim como Tião Viana, elogiou os funcionários da Petrobras.



02/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana diz que "pacote do idoso" é início do resgate dos aposentados

Tião Viana dá início à Ordem do Dia e Virgílio protesta contra votação para o DNIT

Tião Viana registra editorial da "Veja"

Jorge Viana registra início da construção de habitações populares no Acre

Tião Viana registra visita de Lula ao Acre

Jorge Viana registra início da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente em Brasília