Tião Viana solidariza-se com protesto de servidores do Incra



O senador Tião Viana (PT-AC) solidarizou-se, na sexta-feira (9), em Plenário, com a reivindicação dos funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a incorporação de gratificações aos salários e para a efetivação do Plano de Cargos Carreira da categoria, já aprovado no governo Luiz Inácio Lula da Silva. O senador destacou a responsabilidade desses funcionários com a execução da reforma agrária no Brasil.

Tião Viana ressaltou que os salários de funcionários concursados do órgão com ensino superior giram em torno de R$ 500, podendo chegar a R$ 2 mil com as gratificações. Alertou que os servidores têm posição estratégica em relação à execução da reforma agrária - em 2005, organizaram o assentamento de 127 mil famílias - e estão insatisfeitos. Muitas vezes, alertou o senador, abandonam a carreira, prestando concurso para outras áreas e "deixando enfraquecido o setor". O parlamentar pediu que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, reflita sobre a possibilidade de atender às reivindicações que, a seu ver, são justas.

- Que o nosso governo, que rompeu o curso de oito anos sem valorizar os funcionalismo público, estenda a mão aos servidores do Incra, pois a sua reivindicação merece apoio - pediu.

O senador também criticou a ação dos integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), que invadiram a Câmara dos Deputados e causaram muitos estragos, deixando vários feridos. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), em aparte, também condenou a ação e garantiu que haverá investigação e responsabilização ampla.

No mesmo discurso, Tião Viana comemorou o fato de mais quatro estados brasileiros, incluindo o Acre, terem sido beneficiados com escolas técnicas federais. Segundo o senador, com essa medida 75 mil jovens passaram a receber treinamento e qualificação.



09/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana recebe servidores do Incra

Tião Viana solidariza-se com Greenhalgh

Tião Viana solidariza-se com jovens doutores

Suplicy se solidariza com Tião Viana e pede conciliação

Tião Viana anuncia visita do presidente do Incra ao Acre

Dutra se solidariza com ato de protesto em Aracajú