Timor Leste - o mais novo país do mundo



Descoberto em 1529 pelos portugueses, o Timor Leste é situado na ponta leste do arquipélago da Indonésia, com superfície de 14.615 km2. O país, cuja capital é Díli, tem 740 mil habitantes, em sua maioria católicos. A economia é baseada na agricultura (basicamente cafeeira), mas há reservas de petróleo e gás. Atualmente, o PIB do país é de US$ 478 por ano, comparável ao de Ruanda, Bangladesh e Guiné-Bissau.

A expectativa de vida é de apenas 57 anos. Metade da população vive com menos de US$ 0,55 por dia e 53% dos habitantes são analfabetos. Outro problema sério é a má nutrição: 45% das crianças com menos de 5 anos estão subnutridas. Os alimentos básicos precisam ser importados porque as terras férteis são insuficientes para a subsistência da população.

Depois de ter sido colônia de Portugal, o Timor Leste foi invadido pela Indonésia. A violência da ocupação chamou a atenção do mundo. Após a intervenção da Organização das Nações Unidas (ONU), tornou-se independente neste último domingo (19). Um país, que segundo a ONU, nasce como um dos mais pobres do mundo. O líder do Conselho Nacional da Resistência Timorense (CNRT), Xanana Gusmão, assumiu o poder. Pelo menos metade da população usa o indonésio para comunicar-se e 5% dos timorenses falam português, mas mais de 25 idiomas são falados no pequeno território.



20/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro da Defesa do Timor Leste fala da independência do país

SUPLICY QUER MAIS ENERGIA NO APOIO AO TIMOR LESTE

TIMOR LESTE É TEMA DO CIDADANIA

São Paulo vai ajudar na reconstrução do Timor Leste

CRE aprova embaixador para Timor Leste

Plenário aprova acordo com Timor Leste