Título de Capital Americana da Cultura 2008 dará destaque a Brasília, diz Cristovam



Na condição de presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) recebeu, nesta quarta-feira (5), a visita do presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais, Xavier Tudela i Penya, e do diretor-executivo da Organização Capital Brasileira da Cultura, Mário Vendrell. Ambos convidaram o parlamentar a participar da cerimônia de outorga do título Brasília Capital Americana da Cultura 2008, a ser realizada, nesta quarta-feira (5), no foyer do Teatro Nacional.

O título é conferido anualmente a uma cidade do continente americano pela Organización Capital Americana de la Cultura (CAC), entidade não-governamental ligada ao Bureau Internacional das Capitais Culturais e reconhecida pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Brasília sucederá a cidade histórica de Cuzco, no Peru, e terá suas características e atrações divulgadas mundialmente no canal de televisão Discovery Channel e em outros meios de comunicação.

- Esse projeto, colocando Brasília como capital da cultura, vai trazer um grande destaque para a cidade e também para todo o país. Além disso, vai fazer com que a população sinta auto-estima, orgulho, felicidade e a importância da prática cultural - disse Cristovam, sugerindo aos visitantes a criação do título de Capital Cultural do Mercosul.

Mário Vendrell prometeu avaliar a sugestão feita pelo senador e saudou sua atuação em defesa da educação. Ele afirmou ainda que Brasília representa a síntese da diversidade cultural brasileira e que a educação não pode ser dissociada da cultura.



05/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


São Luís (MA) recebe título de Capital Americana da Cultura em 2012

Roseana comemora título de Capital Brasileira da Cultura para São Luís

PIONEIROS DE BRASÍLIA EM DESTAQUE NO CULTURA AO MEIO-DIA

Cristovam rebate críticas à transferência da capital para Brasília

FILME SOBRE PIONEIROS DE BRASÍLIA É DESTAQUE NO CULTURA AO MEIO DIA

FILME SOBRE PIONEIROS DE BRASÍLIA É DESTAQUE NO CULTURA AO MEIO DIA