Todos os veículos terão freio ABS a partir de janeiro de 2014



Aperfeiçoar e atualizar os dispositivos de segurança nos veículos automotores que circulam pelo País, assim como aumentar a segurança de condutores e passageiros que sejam transportados por qualquer tipo de veículo. Esse é o objetivo da resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta terça-feira (3), no Diário Oficial da União. A partir de 1º de janeiro de 2014 todos os veículos produzidos no País, ou que sejam importados, serão obrigados a utilizarem o sistema antitravamento das rodas conhecido como sistema de freio ABS.

O freio ABS é um sistema composto por uma unidade de comando eletrônica, sensores de velocidade e unidade hidráulica ou pneumática que tem por finalidade evitar o travamento das rodas durante o processo de frenagem. Esse sistema adicional permite ao condutor manter o controle do veículo durante o processo de frenagem, principalmente em pista escorregadia, com possibilidade de evitar acidentes causados pelo travamento das rodas.

A Resolução nº 380, de 28 de abril de 2011, classifica os automóveis em diversas categorias e estabelece um cronograma para a adaptação das montadoras à nova legislação. De acordo com a escala, já devem contar com o dispositivo de segurança 15% da frota de veículos para o transporte de passageiros de até oito assentos ou os de cargas leves de até 3,5 toneladas. A partir de 2014, os veículos, sejam nacionais ou importados, só serão registrados e licenciados se dispuserem desse sistema

 

Fonte:
Em Questão



03/05/2011 18:25


Artigos Relacionados


Veículos e motos terão emissões de poluentes reduzidas em 2014

Alíquotas do IPI sobre automóveis terão aumento a partir de 2014

Ana Amélia critica governo por adiar a obrigatoriedade de freio ABS e 'airbags' em novos veículos

548 municípios terão recursos para comprar veículos e renovar frota de veículos escolares

Todos os portadores de deficiência poderão ter isenção de IPI na compra de veículos

Newsletter semanal reúne informações de todos os veículos de comunicação do Senado