Tomadas e plugues de uso doméstico têm nova regulamentação



A norma NBR 14136 delimita que plugues e tomadas que possuem características 20A e que são utilizadas para transmitir correntes elétricas entre 100 e 250 volts devem ter dimensões e superfícies específicas, garantindo segurança e mais eficiência e aproveitamento da energia.

O número de orifícios e os formatos das tomadas já haviam sido revistos, aumentando de 2 para 3 o número entradas para plugues e alterando o antigo formato arredondado para a forma de hexágono, que possibilita que a tomada dos aparelhos eletrodomésticos seja inserida com mais profundidade e, com isso, evite que parte elétricas fiquem expostas.

Bordas arredondadas e uma superfície protetora maior foram outras mudanças nas tomadas. Os plugues também devem ter uma espécie de capa protetora, fazendo com que apenas a ponta seja transmissora de eletricidade. 

No Brasil, as correntes elétricas mais utilizadas possuem 127 e 220 volts e, por isso, se encaixam na nova regulamentação. São Paulo, Rio, Minas Gerais e Bahia adotam o padrão 127 volts. Mesmo assim, algumas cidades paulistas e fluminenses optaram por fornecer 220v. Nas capitais, é comum encontrar tomadas 127 e 220 volts. Os demais estados ficam em 220v.

Novos plugues com 3 pinos

Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento, como ar-condicionado, refrigeradores, computadores. O terceiro pino realiza a ligação com o fio terra, evitando que o consumidor sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que estejam em curto-circuito.

ABNT

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É uma instituição privada, sem fins lucrativos e é a representante oficial no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Eletrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

Veja as especificações técnicas da Norma 14136

Para mais informações sobre a Norma envie e-mail para: [email protected]

Leia mais:

Saiba mais sobre energia no Brasil

Norma regulamenta medidas de proteção para o profissional que trabalha em altura

Redução nos preços da energia poderá ser maior do que a anunciada

Fonte:

ABNT
Inmetro



16/10/2013 16:50


Artigos Relacionados


Comércio tem até esta 5ª para adaptar estoques de plugues e tomadas a novo padrão

CCJ faz poucas mudanças na regulamentação do serviço doméstico

Regulamentação do trabalho doméstico abre votações da CCJ

Proposta de regulamentação do trabalho doméstico é encaminhada ao Congresso

Regulamentação do trabalho doméstico começa a ser analisada em Plenário

CDH debate regulamentação do trabalho doméstico na segunda-feira