Tomás Correia critica decisão da Assembleia Legislativa de RO que retira poderes do governador



O senador Tomás Correia (PMDB-RO) criticou, nesta terça-feira (4), a aprovação, por parte da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, da PEC estadual 80/2012, de autoria do deputado estadual Hermínio Coelho. A emenda, aprovada na última quinta-feira (23), tira do governador a prerrogativa de escolher, a partir de uma lista tríplice, o procurador-geral do MP do estado. O ocupante do cargo será escolhido, a partir de agora, por um Colégio de Procuradores.

Tomás Correia leu, em Plenário, ofício que encaminhou ao procurador-geral de Justiça de Rondônia, Héverton Alves de Aguiar, solicitando providências em relação à emenda.

- Estranhou-nos a aprovação da referida Emenda Constitucional, uma vez que a Constituição federal, enquanto lei maior do país é clara ao determinar as hipóteses em que cabe ao chefe do Poder Executivo dos estados e do Distrito Federal nomear autoridades – disse.

O senador disse que, preocupado com a questão, solicitou à Consultoria Legislativa do Senado uma nota técnica sobre o texto da emenda, informando que, em síntese, o consultor entendeu que o legislador constituinte estadual é obrigado a respeitar as normas fundamentais da Constituição federal e constatou que a Emenda 80/2012 altera o sentido da Constituição e seus princípios fundadores.

Agressão contra jornalista

Tomás Correia lamentou a agressão sofrida pelo jornalista Rubens Coutinho, responsável pelo site Tudorondônia. Coutinho foi agredido na última sexta-feira (31) pelo médico Sérgio Melo, ex-diretor de um hospital em Porto Velho. O motivo teria sido as críticas feitas por Coutinho frente à atuação do médico no hospital. Para o senador, a agressão ocorrida é “injustificável, traiçoeira, e covarde”.

O senador afirmou que esse tipo de agressão é um atentado contra a liberdade de imprensa à democracia. Ele registrou, em nome do Diretório do PMDB de Rondônia, solidariedade ao jornalista Rubens Coutinho.



04/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tomás Correia critica predominância do Executivo na produção legislativa

Tomás Correia critica decreto que exclui cana de açúcar da região amazônica

Tomás Correia se diz contra descriminalização do uso de drogas

Tomás Correia toma posse no Senado

Tomás Correia elogia trabalho das editoras universitárias

Tomás Correia comemora crescimento do PMDB em Rondônia