Tourinho defende atendimento telefônico gratuito ao consumidor
- O ônus da informação é do fornecedor. Ao cobrar por uma ligação telefônica para serviço de atendimento a empresa está desrespeitando o direito do consumidor às informações necessárias ao uso do produto, transferindo uma responsabilidade que de fato é dela – disse.
Tourinho criticou a entrada da Receita Federal na “onda do 0300”. O senador considera irônico que "se não bastasse a gigantesca, sufocante e draconiana carga de impostos que assalta o nosso bolso ainda temos que pagar para saber se a restituição do imposto de renda foi liberada”.
O representante baiano informou ter apresentado um outro projeto (PLS 271/03) protegendo o consumidor. A norma estipula multa no caso do descumprimento pelo fornecedor da data fixada para o cumprimento de suas obrigações. A matéria aguarda votação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) onde recebeu parecer favorável do senador Fernando Bezerra (PTB-RN).
- Tavez o sinal mais claro que uma nação possa dar do seu desenvolvimento socioeconômico e do grau de cidadania que proporciona ao povo seja a proteção ao consumidor. Não é mera conicidência que as grandes potências econômicas do mundo moderno sejam as que melhor protegem e asseguram uma boa e justa relação de consumo mediante regramento sólido e seu implacável cumprimento – afirmou Tourinho.
30/08/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Assembléia repercute temas polêmicos através de serviço telefônico gratuito
Aneel multa 16 empresas por infrações no atendimento telefônico
Tansportes: DER adota sistema telefônico para atendimento a motoristas
Transportes: DER implanta novo sistema telefônico para atendimento aos usuários
Projeto de Rodolpho Tourinho amplia defesa do consumidor
Poupatempo: Telefone gratuito tem novo horário de atendimento