Tourinho defende investimentos em tecnologia
Compartilhando opinião com o físico e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor-geral da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), Roberto Nicolsky, o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) defendeu maiores investimentos por parte da iniciativa privada em ciência e tecnologia, como forma de dinamizar o crescimento econômico do Brasil.
Em artigo publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, citado pelo senador, o professor Nicolsky afirmou que é hora de induzir a indústria nacional a fazer pesquisa e desenvolvimento, garantindo acesso direto aos recursos dos fundos setoriais, como o Fundo Setorial do Petróleo.
Tourinho lembrou registro que fez no Senado sobre a inauguração do LabOceano, na UFRJ, o mais profundo tanque oceânico do mundo, construído com recursos (mais de 90% do total investido) do Fundo Setorial do Petróleo. Citando o autor do artigo, o senador disse que, com empresas que eram ou ainda são estatais, como a Petrobras, a Embraer e a CSN, o incentivo por parte do poder público em pesquisa e desenvolvimento ocorreu, mas quando se trata de empresas não-estatais, existe um preconceito com relação às parcerias.
- Outro preconceito descrito pelo autor é com relação à tecnologia, que é vista como um tema de universidades. Tecnologia é o produto e o modo de produzir. Tecnologia de laboratório é, de fato, conhecimento. Tecnologia é assunto de produtores - disse o senador.
O papel da universidade, afirmou Tourinho, é outro, qual seja a formação de recursos humanos que vão fazer pesquisa e desenvolvimento nas empresas. Ele lembrou que nenhum país de industrialização tardia alcançou a autonomia tecnológica sem forte atuação indutora do estado, através da parceria com as empresas.
O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) concordou com Tourinho e disse que o artigo toca em pontos essenciais. Ele defendeu prioridade absoluta aos investimentos em ciência e tecnologia com recursos dos fundos setoriais.
- É importante que esses fundos não sofram contingenciamento para não amputar o fluxo de recursos para essa área importantíssima - afirmou.
26/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa lê editorial que defende mais investimentos em tecnologia
Bauer defende investimentos em tecnologia no ensino médio
José Maranhão defende aumento de investimentos em ciência e tecnologia
Jefferson Praia defende investimentos em ciência e tecnologia na Amazônia
Representante de empresas de ‘software’ defende mais investimentos em tecnologia brasileira
Celso Amorim defende investimentos em ciência e tecnologia para segurança das informações