Trabalhadores tiveram quase 90% de reajuste salarial acima da inflação em 2011



A maior parte dos trabalhadores obteve no ano passado aumento salarial acima da inflação, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). De um total de 702 unidades de negociação registradas em 2011 no Sistema de Acompanhamento de Salários do Dieese, 87% conseguiram reajustes acima da inflação. Apenas 8% foram corrigidos pela inflação e 6% abaixo dela.

Entenda como é medida a inflação no País.

 

De acordo com o Dieese, o resultado confirma a tendência observada nos últimos anos, quando a maioria das categorias profissionais analisadas conquistou aumentos reais para os salários nas negociações de data base.

O comércio foi o setor que apresentou o maior percentual de negociações com aumento real de salários, com cerca de 97%. Somente 2% tiveram reajustes com os mesmos percentuais da inflação e pouco mais de 1% perdas reais.

Na indústria, 90% das negociações foram com aumentos reais e 3% abaixo. Já no setor de serviços, 76% obtiveram aumentos reais, 12% iguais ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 12% abaixo.

Dentre as categorias de serviços, os que trabalham em bancos e empresas de seguro privados tiveram o segundo maior percentual de reajuste, com 1,78% de ganho real. O maior índice foi obtido pelo segmento do turismo e hospitalidade, com 1,86%.

 

Fonte:
Agência Brasil



21/03/2012 15:54


Artigos Relacionados


Dieese: 94% dos pisos salariais negociados em 2010 tiveram ganhos acima da inflação

Mais de 90% das negociações salariais tiveram reajustes iguais ou superiores à inflação em 2011

Paim pede mobilização de aposentados por reajuste acima da inflação

Inflação em 2011 ficou acima da do ano anterior, indica FGV

Trabalhadores manterão ganhos salariais acima da inflação neste ano, prevê Dieese

Jucá: Lula quer lei sobre reajuste do salário mínimo acima da inflação