Transição do sinal de TV analógico para digital no País será mais rápida



As regras para o processo de digitalização da televisão no País sofrerão alterações. Um decreto com as modificações na norma de 2006, que trata da implantação da TV digital, foi publicado nessa terça-feira (30), com o objetivo de acelerar o processo em todo o Brasil.

O documento estabelece um novo cronograma para o desligamento do sinal analógico. Antes previsto para ocorrer de uma só vez em todas as cidades, em 2016, agora será antecipado para 2015, nas regiões metropolitanas e maiores cidades do País. Assim, será possível destinar parte da faixa de frequência de 700 MHz - atualmente ocupada por canais de televisão analógica - para disponibilizar acesso à internet de alta velocidade. Em outras regiões, o desligamento ocorrerá paulatinamente, até 2018.

O padrão de televisão digital adotado no País é o nipo-brasileiro, que proporciona maior qualidade da imagem e do som, além de possibilitar a interatividade com o telespectador e acesso por dispositivos móveis, como celulares, tablets e aparelhos GPS.