Transição energética para fontes sustentáveis precisa ser iniciada imediatamente, diz Roberto Cavalcanti




O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) disse, em discurso nesta quinta-feira (11), que o mundo precisa urgentemente substituir as fontes não renováveis de energia (como o petróleo) pelas chamadas fontes sustentáveis.

- O alerta de cientistas de que a crescente emissão de gases resultantes da queima de combustíveis fósseis - entre eles o petróleo - estava provocando um aquecimento global gerou inquietações por todo o mundo e cristalizou a necessidade de se tomarem medidas mitigadoras do efeito estufa - afirmou.

Para o senador, é necessário que o planeta caminhe no sentido da conciliação dos avanços tecnológicos com a preservação do meio ambiente, principalmente reduzindo a emissão de poluentes.

O senador informou que no início de 2010 solicitou à Consultoria Legislativa do Senado um estudo detalhado sobre o tema, que culminou na publicação Estratégias de Propulsão de Veículos no Brasil.

Para Roberto Cavalcanti, não há mais dúvidas que o aumento da concentração de CO2 na atmosfera está ligada diretamente ao aumento da temperatura média da Terra. E os grandes vilões são os combustíveis fósseis.

- Urge, portanto, ajustar o paradigma de transporte terrestre que vicejou desde o início do século 20 aos requisitos ambientais do século 21 e ao gradual esgotamento das reservas mundiais de hidrocarbonetos - avaliou.

Na opinião do senador, as indústrias automobilísticas têm um papel decisivo nessa questão, pois a propulsão dos veículos automotores precisa ser repensada.

- É neste contexto de transição e substituição de tecnologias que ofereço a minha contribuição ao Senado da República, na forma desta publicação que se propõe a estimular a reflexão da matéria - disse Roberto Cavalcanti.



11/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti: governo precisa garantir o crédito a produtores rurais

Paraíba precisa de mais obras de infraestrutura, afirma Roberto Cavalcanti

Matriz energética brasileira tem 88,8% de geração de fontes renováveis

Comissão da Crise Energética discute fontes alternativas

Crédito rural precisa de nova orientação para estimular práticas sustentáveis, diz ex-ministro

Política energética marca abertura de seminário internacional sobre fontes renováveis