Transp. Metropolitanos: CPTM desloca via na área da futura Estação Jd. Helena
Os serviços acontecem das 18 horas de sábado (12/08) até às 3h30 de segunda-feira (14/08)
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) fará o desvio da via 02, para a passagem de composições, no local onde está sendo construída a futura Estação Jardim Helena, na Linha F (Brás - Calmon Viana), neste fim-de-semana.
Os serviços acontecerão das 18 horas de sábado (12/08) até às 3h30 de segunda-feira (14/08), quando os trens circularão pela via 01, nos dois sentidos, entre São Miguel Paulista de Itaim Paulista. Para não causar transtornos aos usuários, é sempre escolhido o período em que os intervalo são maiores.
Após o deslocamento da via 02, o mesmo ocorrerá com a via 01, a fim de permitir o gabarito necessário ao início dos trabalhos de fundação para a construção da plataforma central da nova estação.
Ao lado desta via, já estão cravadas 28 estacas, do tipo perfil metálico, numa profundidade que varia entre 16 e 22 m. Cada conjunto de quatro estacas formará um bloco estrutural de concreto armado, de 1,2m por 1,2m, com um 2,41m de profundidade, de onde serão erguidos os pilares de sustentação do mezanino.
A infra-estrutura de rede aérea e sinalização também está sendo concluída, com a instalação de dez postes de concreto.
Paralelamente, a companhia executa a escavação de canaletas, para colocação de canaflex (espécie de duto), visando o remanejamento da rede de fibra óptica e a parte de fiação da alimentação elétrica da sinalização de via.
Expresso Leste
Neste fim de semana, também prossegue a substituição do sistema de massa mola, responsável pela absorção de impacto durante a passagem de trens do Expresso Leste, na Linha E (Luz - Estudantes). Os trabalhos serão efetuados das 21 horas de sábado (12/08) até às 3h30 de segunda-feira (14/08), período em que as composições utilizarão apenas uma via entre as estações José Bonifácio e Itaquera. As estações da Linha E emitirão avisos ao público sobre a alteração.
O sistema de massa mola, que substitui as tradicionais pedras britadas, é composto por mantas de borracha, responsável pela absorção das vibrações e ruídos causados pelas composições nos túneis e estações do Expresso Leste. As alterações na circulação co
08/11/2006
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