Transp. Metropolitanos: CPTM se mobiliza e participa de campanhas informativas e educativas



Nas seis linhas foram realizados mutirões sempre com o objetivo de informar e educar

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizou, durante o ano de 2005, diversas campanhas educativas e assistenciais ao longo de seus 270 quilômetros de malha ferroviária. Nas seis linhas da empresa, mutirões foram realizados, com o apoio de funcionários, sempre com o objetivo de informar e educar.

Algumas delas já são tradicionais, como a "Campanha de Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas", desenvolvida desde 1995. Este ano, 20 estações participaram das atividades, resultando na distribuição de 62.390 folhetos de esclarecimento aos usuários. Muitos enfrentam problemas de dependência química ou têm familiares nessa situação.

Durante a ação, eles recebem orientação sobre o assunto e como obter atendimento voluntário e gratuito. Diferentes entidades colaboraram: AA (Alcoólicos Anônimos), Al-Anon (Grupo de Apoio a Familiares e Alcoólatras), NA (Narcóticos Anônimos) e Nar-Anon (Grupo de Apoio a Familiares de Usuários de Narcóticos).

O "Combate à Dengue" foi objeto de mutirões realizados em toda a companhia. Empregados e contratados das Frentes de Trabalho ajudaram no movimento, além de entregarem 42.400 panfletos. Avisos sonoros ao público nas estações e dentro das composições lembravam os cuidados para evitar a moléstia e eliminar possíveis focos do mosquito da dengue.

A "Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite" contou com a divulgação dos endereços e dos postos para vacinação contra a doença em materiais impressos disponibilizados em algumas estações do sistema.

Outro tema que mereceu a atenção, em 2005, foi à campanha contra a "Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis". A iniciativa permitiu a entrega 55.610 folhetos explicativos, dois mil bottons e 68.248 preservativos aos usuários.

Para conscientizar sobre os malefícios causados pelo tabaco, tendas contendo cartazes e boletins informativos do Ministério da Saúde, confeccionados exclusivamente para a "Campanha de Combate ao Fumo" ficaram montadas nas estações, onde os interessados puderam assistir a palestras e acompanhar depoimentos de vítimas do cigarro. No total foram entregues 21.900 panfletos.

Completando o calendário anual de atividades, a CPTM realizou ainda campanhas sobre hanseníase, promoveu a Semana da Saúde e ações exclusivas para os funcionários, como: Dia do Desafio, Programa Família Empresa e Pré-Aposentadoria.

Doações

Tradicionalmente, a empresa se engaja na "Campanha do Agasalho" - iniciativa do FUSSESP (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo). Este ano, colocou caixas de arrecadação em todas as estações e prédios administrativos, incentivou seus funcionários a participarem da caminhada em prol da ação, organizou uma festa junina na estação Brás com a mesma finalidade e também deu apoio ao baile anual as STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), cuja função é reverter a renda obtida com a venda dos ingressos para compra de roupas. A mobilização gerou 45 mil peças doadas.<

01/03/2006


Artigos Relacionados


Transp. Metropolitanos: Mulheres ganham espaço na CPTM

Transp. Metropolitanos: CPTM economiza R$ 16,69 milhões com pregões

Transp. Metropolitanos: CPTM conclui Bilhete Único na Linha E

Transp. Metropolitanos: Metrô e CPTM anunciam o fim da venda dos múltiplos de 10

Transp. Metropolitanos: Obras modernizam Estação Jurubatuba da CPTM

Transp. Metropolitanos: Obras modernizam Estação Jurubatuba da CPTM