Transp. Metropolitanos: Metrô constrói oficina de trens do Pátio Vila Sônia da Linha 4
Oficina terá capacidade para receber até 8 trens quando estiver pronta
O pátio de estacionamento e oficinas de trens Vila Sônia, da Linha 4- Amarela (Vila Sônia-Luz), começa a ganhar sua primeira edificação. Com uma estrutura de 10 metros de altura, 45 m de largura e 160 m de comprimento, a oficina é a primeira edificação erguida no pátio, uma área de 111 mil metros quadrados, equivalente a 27 campos de futebol.
Quando for liberado para a primeira etapa da operação da Linha 4- Amarela, o pátio contará com 6,474 quilômetros de via permanente e 35 aparelhos de mudança de via para possibilitar as manobras dos trens.
A construção da oficina segue simultânea à finalização dos trabalhos de terraplanagem da área do pátio, de onde foram retirados, até o momento, 290 mil metros cúbicos de terra, total suficiente para encher 29.000 caminhões basculantes.
A oficina terá capacidade para receber até 8 trens quando estiver pronta. Na atual etapa da construção foram usadas 140 vigas, 74 pilares e 530 lajes de concreto pré-moldado. Essas peças somadas pesam 3.760 toneladas, e para movimentá-las foi utilizado um guindaste de 40 toneladas. A rede de catenária, sistema suspenso de alimentação elétrica dos trens, deverá ser instalada até fevereiro de 2008, segundo previsão dos engenheiros responsáveis pelas obras.
Em 2008, os 14 trens que estarão operando na etapa inicial da Linha 4 poderão fazer ali as manutenções corretivas e preventivas, utilizando as 8 linhas de estacionamento dentro da oficina. Quando a frota estiver estacionada nessas linhas será possível executar consertos e inspeções sob o trem, já que os técnicos poderão movimentar-se nas "valas", que são espaços destinados à circulação de pessoas embaixo do trem. Também serão instaladas duas pontes rolantes, equipamentos destinados à movimentação de cargas elevadas (capacidade de 12,5 toneladas cada uma), como motores e rodas de trens, por exemplo, dentro da oficina.
A linha 4 – Amarela
A operação comercial da primeira etapa da linha 4 está prevista para dezembro de 2008, com a entrada em funcionamento dos 12,8 quilômetros de vias subterrâneas, 14 trens e as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz.
Essas seis estações são prioritárias por sua maior demanda, com integração direta com três linhas do Metrô (linhas 1, 2 e 3, respectivamente, nas estações Luz, Paulista e República) e ligação indireta com a linha 5 (Capão Redondo-Largo Treze), através da linha "C" da CPTM,na estação Pinheiros. A estação Butantã terá terminal de ônibus urbano para receber as linhas intermunicipais da região Sudoeste da metrópole, além das linhas da Cidade Universitária da USP. Já a estação Faria Lima será fundamental para a revitalização urbana da área dos largos da Batata e Pinheiros.
Com previsão de transportar diariamente cerca de 900 mil passageiros, a Linha 4 está orçada em R$ 2,95 bilhões –R$ 2,1 bilhões para a primeira etapa e R$ 850 milhões para segunda fase do empreendimento.
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02/03/2006
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