Governador dá início à construção do pátio e da oficina de trens da Linha 5-Lilás do metrô
Área vai abrigar duas fábricas de anéis de concreto para os três shields que vão construir os túneis da expansão da Linha 5-Lilás
O governador Geraldo Alckmin deu início nesta quarta-feira, 9, à construção das fundações do Bloco A, que vai abrigar a oficina de manutenção dos trens da Linha 5-Lilás e o pátio de manutenção e estacionamento de trens Guido Caloi. A área do pátio é de 178 mil m². A obra receberá cerca de R$ 297 milhões, com previsão de término em 2015. "Vai ser o segundo maior pátio de manobras do metrô. Só é menor do que o pátio de Itaquera", disse o governador.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
A obra está com 95% do total de terraplenagem necessária para a instalação do pátio, e já será iniciada a preparação do terreno para dar início às fundações de mais três blocos.
Na mesma área serão implantadas duas fábricas de anéis de concreto para os três shields, conhecidos como tatuzões, que vão construir os túneis da expansão da Linha 5-Lilás.
A linha já possui 6 estações e terá mais 11 até 2015. "A linha 5 é uma das mais integradoras do Metrô. Integra com o trem na linha 9, com a linha 17 do Aeroporto, com a linha 1, e com a linha 2", detalhou Alckmin, que enalteceu a expansão da Linha 5-Lilás e garantiu a entrega da estação Adolfo Pinheiro ainda em 2013.
A linha receberá 26 novas composições que já estão contratadas e serão entregues no prazo de 40 meses.
Do Portal do Governo do Estado
01/09/2013
Artigos Relacionados
Alckmin dará início à construção da oficina de trens da Linha 5-Lilás do Metrô
Transp. Metropolitanos: Metrô constrói oficina de trens do Pátio Vila Sônia da Linha 4
Conheça o novo trem da Linha 5-Lilás do Metrô
Linha 5-Lilás do Metrô será ampliada em mais 11,5 km
Obras expandem Linha 5-Lilás do Metrô em mais 11,5 km
Com megatatuzão, Metrô avança nas obras da Linha 5-Lilás