Transp. Metropolitanos: Projeto para construção do Expresso Bandeirante está pronto



A ligação ferroviária deverá passar por Jundiaí e terá como destino, na Capital, a Estação Barra Funda

A Secretaria de Transportes Metropolitanos apresentou o projeto do Trem Expresso Bandeirante, que fará a ligação rápida entre Campinas e São Paulo, com possibilidade de atender o Aeroporto Internacional de Viracopos. Empresários de Campinas conheceram a proposta durante evento organizado pela Associação dos Executivos da Região de Campinas (Acre), em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). A ligação ferroviária de aproximadamente 93 quilômetros deverá passar por Jundiaí e terá como destino, na capital, a Estação Barra Funda. O tempo de viagem previsto é de 50 minutos, com velocidade máxima de 160 km/hora. A tarifa deverá ficar em torno de R$ 14. Na fase inicial, o intervalo médio entre as composições está estimado em 10 minutos, podendo cair para 7 minutos.

O custo para implantação do projeto é de R$ 2,7 bilhões, dos quais R$ 2 bilhões são referentes às obras de infra-estrutura (desapropriações, construção de vias, viadutos, pontes, passagens, túneis, entre outros) e R$ 700 milhões para a compra de trens. O estudo mostra também os benefícios sociais do projeto. Quando entrar em operação, o Expresso Bandeirante reduzirá o número de veículos em circulação e os congestionamentos, tanto nas rodovias como nas marginais de entrada das duas metrópoles, as mais importantes do Estado de São Paulo.

Benefícios 

Será possível economizar cerca de R$ 14,6 bilhões, ao longo de 30 anos, por causa da diminuição do tempo gasto pelos usuários, da emissão de poluentes na atmosfera, do índice de acidentes e do custo operacional da rede de transporte. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) discutem com o comitê gestor das parcerias público-privadas (PPPs) do governo do Estado a inclusão do projeto, ainda neste ano, no programa. Há mais de três décadas pensa-se numa ligação ferroviária moderna entre Campinas e São Paulo. Um dos fatores que impediram a efetivação do projeto foi o alto custo das tecnologias sugeridas. Com origens diferentes (japonesa, francesa e alemã), as três propostas indicavam trens de alta ou extra-alta velocidade (cerca de 300 km/hora), que exigiam investimento de US$ 2,5 bilhões. Os estudos de viabilidade do Trem Expresso Bandeirante, iniciativa espanhola, demonstram que é possível criar uma linha adaptada à nossa realidade, com investimento de R$ 2,7 bilhões (US$ 1,2 bilhão), menos da metade do custo previsto nas propostas anteriores.

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06/29/2006


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