Transp. Metropolitanos: Secretário inspeciona obras na Região Metropolitana de Campinas
A vistoria envolve as obras de melhoria da infra-estrutura do sistema de transporte metropolitano que inclui a construção do Corredor Met
O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, Joaquim Lopes, inspecionarão, na próxima segunda-feira, dia 18/12, as obras de melhoria da infra-estrutura para reorganização do sistema que inclui a construção do Corredor Metropolitano Noroeste, principal ação deste programa. A comitiva sairá às 9 horas da Lix da Cunha (altura do Frigorífico Tavares), Campinas, e a previsão é estar em Hortolândia às 10 horas na Av. Olívio Franceschini, 1333.
Em novembro começaram as obras de Construção da Estação de Transferência Lix da Cunha, próximo ao Trevo da Bosch, que fará parte do Corredor Metropolitano Noroeste. Nesta fase está em curso o recapeamento do acostamento nos dois lados da Av. Lix da Cunha e posteriormente será implantada uma pista provisória, no canteiro central, para onde será desviado o tráfego de veículos. As vias laterais serão reconstruídas onde haverá três faixas de rolamento em cada lado, uma delas destinada à circulação exclusiva para ônibus em 4 km da referida avenida. Na estação haverá paradas para ônibus municipais, metropolitanos e rodoviários.
Não haverá interrupção do sistema viário, mas a velocidade permitida será reduzida, o que pode provocar congestionamentos no local.
Trevo da Bosch e Hortolândia
No trecho entre o Trevo da Bosch e Hortolândia, começaram a ser desmontadas as 15 torres desativadas de transmissão de energia elétrica, na Av. Olívio Franceschini, com autorização RFFSA. Na mesma avenida as intervenções incluem o alargamento da via aumentando o número de faixas de duas para três, com uma exclusiva para ônibus.
Outras obras
Também estão em andamento as obras de pavimentação asfáltica da estrada vicinal CAM 331, que liga Campinas – Hortolândia, e a implementação das 155 estações de embarque nos municípios de Sumaré, Hortolândia e Campinas com piso intertravado, piso podotátil para portadores de deficiência visual, cobertura, banco, painel de informações sobre as linhas e plataforma de 28 cm de altura.
Estas intervenções também fazem parte da melhoria da infra-estrutura para a reorganização do transporte metropolitano por ônibus na RMC que têm a finalidade de melhorar a fluidez dos ônibus, propiciar mobilidade, conforto e segurança aos usuários.
Corredor Metropolitano Noroeste
O Governo do Estado de São Paulo reorganizará o Transporte na Região Metropolitana de Campinas e a ação principal é a construção do Corredor Metropolitano Noroeste onde estão concentrados cerca de 70% dos passageiros transportados por mês.
O projeto, desenvolvido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP e coordenado pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos – STM, reorganizará as linhas de ônibus, por meio de moderna infra-estrutura com a implantação de Terminais de Integração e Estações de Transferência para baldeações, Estações de Embarque, além de construção de viários e implantação de faixas exclusivas para ônibus.
Essas obras permitirão a integração entre as linhas municipais e intermunicipais, mudando significativamente a forma de viajar pelas cidades. O Corredor Metropolitano Noroeste terá 32,7 Km de extensão e atenderá nesta fase as cidades de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa e Americana, com integração em Monte Mor
12/15/2006
Artigos Relacionados
Transportes Metropolitanos: Linhas de ônibus da Região Metropolitana de Campinas mudam itinerário
Evento: Secretário lança site do Plano Integrado para a Região Metropolitana de Campinas
Secretário Estadual dos Transportes inspeciona obras do Rodoanel
Transp. Metropolitanos: Secretário abre Semana de Tecnologia Metroferroviária
Transp. Metropolitanos: Secretário apresenta modelo de operação por ônibus na Grande SP
Transp. Metropolitanos: Secretário participa do lançamento de "São Paulo a Cada Estação"