Transparência nas tarifas de transporte coletivo está em discussão na CI
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) debate o projeto de lei que facilita o controle sobre a composição das tarifas do transporte coletivo (PLC 50/2013). De acordo com a proposta, o poder público será obrigado a divulgar os dados usados para fundamentar o reajuste das tarifas desses serviços.
O relator da matéria, Inácio Arruda (PCdoB-CE), apresentou voto favorável à proposta. Entretanto, Acir Gurgacz (PDT-RO) apresentou voto em separado ao projeto. Em sua proposta, Gurgacz mantém o texto original, porém acrescenta mais um inciso no artigo da Lei 12.587/2012 que dispõe sobre as diretrizes para a regulação dos serviços de transporte público coletivo: “custeio dos benefícios tarifários mediante recursos financeiros específicos e sem onerar a tarifa”. Ou seja, explica Gurgacz na justificação de seu voto, o novo inciso tem por objetivo deixar claro na legislação que as passagens gratuitas já previstas em lei, como a dos idosos, serão custeadas com recursos específicos sem que esse custo seja repassado para o preço das passagens dos outros passageiros.
Inácio Arruda sugeriu durante o debate a aprovação do texto da Câmara e a apresentação de um novo projeto para contemplar as preocupações de Acir Gurgacz.
Mais informações a seguir
19/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Adiada votação de projeto sobre transparência nas tarifas do transporte coletivo
Aprovado projeto que objetiva diminuir preço das tarifas do transporte coletivo urbano
Incentivo ao transporte coletivo em discussão na CDR
Projeto sobre transparência no reajuste de tarifas de transporte público sai de pauta
Relator pede tempo para adequar proposta de transparência nas tarifas de transporte
Volta à pauta da Comissão de Infraestrutura projeto sobre transparência das tarifas de transporte