Transportes Metropolitanos: Baixada Santista faz sua primeira pesquisa de origem e destino
O evento acontece na Agem da Baixada, em Santos
Nesta terça-feira, 26/09, o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, lança a primeira pesquisa OD da Região Metropolitana da Baixada Santista, que servirá de base para a elaboração do Plano Integrado de Transportes Urbanos – Pitu da Baixada Santista.
O evento acontece durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), na Agem da Baixada, em Santos.
O que é a pesquisa
É o estudo sobre a mobilidade de uma região que investiga os deslocamentos diários das pessoas (de onde vêm, para onde vão) e quais meios de transportes são utilizados. Por sua abrangência é considerado um “censo dos transportes”. Através dos dados levantados é construída uma matriz de viagens, base para as simulações de necessidade de oferta de transporte. Também é usada como referência em outros estudos – urbanos, habitacionais, de expansão de redes de telefonia, localização de atividades comerciais e de serviços – uma vez que, além do levantamento específico de mobilidade, obtém dados socioeconômicos como de renda, emprego e escolaridade, entre outros.
A pesquisa OD da Baixada será realizada em dois formatos: domiciliar e linha de contorno, a exemplo do modelo adotado para as regiões metropolitanas de São Paulo de Campinas.
Serviço
Evento: Lançamento oficial da Pesquisa de Origem e Destino
Data: 26/09/06 (terça-feira) – Horário - às 10 horas
09/25/2006
Artigos Relacionados
Transp. Metropolitanos: Começa a primeira Pesquisa Origem e Destino da Baixada Santista
Secretaria divulga Pesquisa Origem e Destino da Baixada Santista
Palmtops agilizam Pesquisa Origem-Destino na Baixada Santista
Pesquisa Origem-Destino ajuda a planejar o transporte público na Baixada Santista
Transp. Metropolitanos: Encontro com prefeitos da Baixada Santista
Transp. Metropolitanos: Secretário participa de reunião com prefeitos da Baixada Santista