Secretaria divulga Pesquisa Origem e Destino da Baixada Santista



Durante a coletiva, serão apresentados os dados mais relevantes apontados pela pesquisa

Nesta quinta-feira, 30, às 11 horas, o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, anuncia os resultados da primeira Pesquisa Origem e Destino da Baixada Santista. O estudo inédito no litoral paulista foi realizado em 2007 e concluído no primeiro semestre de 2008. Durante a coletiva, serão apresentados os dados mais relevantes apontados pela pesquisa.

O principal destaque no levantamento da O/D Baixada Santista é a divisão por modal que mostra a presença relevante dos deslocamentos por bicicleta na região, responsável por 303.295 viagens/dia, o equivalente a 15%. Para efeito comparativo, a Pesquisa Origem e Destino da Região Metropolitana de São Paulo apontou que a bicicleta é o modo de deslocamento de apenas 0,7% das pessoas, enquanto a Baixada Santista tem 15 vezes mais viagens diárias por este meio. As bicicletas, praticamente empatam com as viagens realizadas pelos ônibus municipais, com 339.767 (16%) e perde para o modo a pé, que é o mais utilizado, com 661.030 por dia, 32% dos deslocamentos.

A pesquisa mostra que prevalecem as viagens motorizadas sobre as não-motorizadas. As viagens motorizadas (ônibus, carro, táxi, moto e outros) totalizam 1.115.192, o que corresponde a 54%. Já as não-motorizadas, que incluem o modo a pé e bicicleta, resultam em 964.325 viagens, 46%.

Saiba Mais

A Origem e Destino é um instrumento vital para o planejamento dos transportes, pois revela dados sobre os deslocamentos da população, incluindo a caracterização socioeconômica. Por sua complexidade e abrangência na apuração dos dados, a pesquisa será realizada na Baixada Santista, a partir de agora, a cada 10 anos.

Nesta 1ª edição, as entrevistas para a base de dados tiveram início no em agosto de 2007 e foram finalizadas em abril de 2008. Os municípios contemplados pela pesquisa são: Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. O levantamento aconteceu em 8.300 domicílios, totalizando 26.165 entrevistas. Para realização da pesquisa foram subdivididos os municípios em 188 zonas internas e 26 zonas externas à Região Metropolitana da Baixada Santista.

Serviço

Coletiva: "Resultado da 1ª Pesquisa Origem e Destino da Baixada Santista"
Data: 30/10/2008, às 11h
Local: Mendes Plaza Hotel - Sala Turmalina - 6º. Andar
Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 42 - Gonzaga / Santos

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos



10/29/2008


Artigos Relacionados


Palmtops agilizam Pesquisa Origem-Destino na Baixada Santista

Transportes Metropolitanos: Baixada Santista faz sua primeira pesquisa de origem e destino

Pesquisa Origem-Destino ajuda a planejar o transporte público na Baixada Santista

Transp. Metropolitanos: Começa a primeira Pesquisa Origem e Destino da Baixada Santista

Pesquisa Origem e Destino revela o crescimento do transporte coletivo

Pesquisa Origem e Destino revela o crescimento do transporte coletivo