Transportes Metropolitanos: Pesquisa revela impacto do Bilhete Único no Metrô



Pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 23 de junho

A Companhia do Metrô acaba de concluir a pesquisa "Impacto do Bilhete Único entre os Usuários do Metrô". A enquete teve como objetivo revelar quais as principais vantagens e desvantagens proporcionadas aos usuários do Metrô após a integração com o novo sistema na capital paulista.

        Para realizar este estudo, pesquisadores autônomos, cadastrados pelo Metrô, realizaram, entre 12 e 23 de junho, nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do sistema metroviário, um total de 1.028 entrevistas, com passageiros que utilizam o bilhete único para embarcar.

        De acordo com o levantamento, quase a totalidade dos usuários entrevistados mencionou que as vantagens da integração do Metrô com o bilhete único superaram as desvantagens. Entre os usuários da Linha 1- Azul (Jabaquara – Tucuruvi) essa é a percepção de 94% dos pesquisados. Já nas linhas 2-Verde (Imigrantes-Vila Madalena) e Linha 3 -Vermelha (Corinthians/Itaquera -Palmeiras/Barra Funda), 95% dos entrevistados compartilham da mesma opinião positiva.

         A economia no gasto com o transporte, a rapidez proporcionada nas viagens, a opção de ir a mais lugares e a durabilidade do cartão são as principais vantagens mencionadas pelos usuários do bilhete único. Já os aspectos negativos mais lembrados por este público foram o aumento da lotação nos trens e as filas no momento do embarque, ocorridos após a integração.

         No entanto, a pesquisa revela também que mesmo antes da integração com o Bilhete Único, 89% das pessoas ouvidas já eram usuárias habituais do Metrô, ou seja, utilizavam o sistema metroviário três dias ou mais na semana.

Perfil dos Usuários do Bilhete Único

        As mulheres, com 60% de participação, são as que mais utilizam o transporte integrado por meio do bilhete único. O benefício é mais procurado entre as pessoas com idade entre 25 e 34 anos (34%), seguidos por quem tem entre 35 e 44 anos (24%). Quatro salários mínimos é o valor da renda familiar do principal público usuário do transporte integrado (41%). Logo a seguir vem quem ganha entre 4 e 8 salários (33%) e, posteriormente, quem soma mais de 8 e até 15 salários mínimos como renda(19%). A maior parte dos usuários do bilhete único no Metrô possuem o ensino médio completo ou são estudantes universitários (53%). Entre os que têm curso universitário completo, a utilização do transporte integrado é de 29%.

        A avaliação da tarifa da integração do bilhete único com o Metrô é considerada justa pela grande maioria dos entrevistados. Na Linha 1-Azul, essa é a opinião de 82% das pessoas. Na Linha 2-Verde, 87% dos entrevistados consideraram o preço da tarifa justo e na Linha 3-Vermelha esse percentual é de 85%.

        Entre os critérios para escolha das conduções, as preferidas são as que fazem o caminho mais curto e com maior rapidez, onde é possível utilizar o bilhete único para economizar e as que ficam mais próximas à residência ou do lugar onde se pretende ir. Com a integração do Metrô com o bilhete único, 76% dos usuários da Linha 1-Azul e 78% da Linha 3-Vermelha declararam que ficaram com mais opções para fazer o seu trajeto.

        Atualmente, o Metrô registra, em suas 54 estações em operação, uma média diária de dois milhões de embarques. Desse total, 750 mil entradas (37% dos embarques) são realizados com o bilhete único.

Companhia d

10/04/2006


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