Treinamentos orientam a população do Rio de Janeiro a atuar na prevenção de desastres



No sábado (15), nos municípios fluminenses de Petrópolis e Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, foi realizada a segunda série de simulados de prevenção a desastres promovidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.

O treinamento, que marcou o encerramento da Semana Nacional de Redução de Desastres, envolveu moradores de duas comunidades que vivem em áreas de risco e órgãos locais de proteção civil, como as Coordenadorias Municipais e Estaduais (Comdecs/Cedecs), Guardas Municipais, Cruz Vermelha Companhias de Trânsito, Agências de Saúde e Radioamadores, além de líderes comunitários.

Simulado

Às 10h, sob o forte nevoeiro que cobria toda Petrópolis, o veículo da defesa civil do município começou a soar o alarme de perigo nas estreitas ruas da comunidade do Morro da Oficina, Alto da Serra, onde vivem aproximadamente cinco mil pessoas. Orientados pelos agentes da defesa civil os moradores rapidamente desceram as escadarias que cortam o bairro, se dirigindo aos dois pontos de apoio montados em colégios das proximidades.

O diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec, Rafael Schadeck, lembrou que o objetivo do treinamento, além de contribuir para criar uma cultura da prevenção, é integrar os diversos órgãos de proteção. “A defesa civil funciona como um sistema, e o papel da Secretaria Nacional é articular as ações preventivas de proteção da população”, afirmou ele, observando ainda que todos que participaram do simulado têm agora a missão de atuar junto à comunidade como multiplicadores do que aprenderam. “O mais importante é a participação de vocês, que levem essa mensagem para seus familiares e vizinhos”, disse.

Para o coordenador da defesa civil de Petrópolis, coronel Carlos de Paula, o simulado atingiu plenamente os objetivos. “O que queremos é que vocês se conscientizem para que não percamos vidas. Se o alarme tocar e não se confirmar o desastre, ótimo, vocês virão para o ponto de apoio e voltarão para casa em segurança quando passar o perigo”, disse ele, agradecendo também o apoio da Sedec em todo o processo de preparação e realização do simulado.


Fonte:
Ministério da Integração Social 



17/10/2011 16:19


Artigos Relacionados


Simulados orientam população serrana no Rio sobre como atuar na prevenção de desastres

Rio de Janeiro recebe R$ 1,9 bi para prevenção de desastres naturais

Prevenção a desastres foi destaque no Senado em 2011

Brasil e Japão vão desenvolver manuais de prevenção a desastres

Seminário discute ações de prevenção de desastres naturais

Apresentadas ações de enfrentamento e prevenção a desastres naturais