Três comissões realizam audiência sobre igualdade racial
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (12) requerimento apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) que solicita audiência pública para tratar das ações afirmativas previstas no Estatuto da Igualdade Racial. A audiência será realizada conjuntamente pelas comissões de Educação (CE) e de Assuntos Sociais (CAS) e foi agendada para o dia 3 de agosto.
O senador sugeriu que fossem convidados os ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Tarso Genro; da Educação, Fernando Haddad; e a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sepir), Matilde Ribeiro.
Paim também sugeriu a presença de dois especialistas favoráveis ao tema e dois contrários. Os que apóiam as normas estabelecidas no estatuto são o diretor da Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), frei Davi; e o professor da Universidade de Brasília (UnB) José Jorge de Carvalho. Os que pensam que o racismo e o preconceito devem ser combatidos, mas têm outras propostas a apresentar, disse Paim, são os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro Peter Fry e Yvonne Maggi.
- Será um belíssimo debate. Sou a favor das cotas raciais, mas também das cotas sociais. Temos que ter espaço para os pobres, sejam brancos, negros ou índios, e para a classe média. O que não pode é ficar como está hoje: nas universidades federais os principais contemplados são os filhos dos ricos, enquanto que os pobres vão para as universidades particulares - disse Paim.
12/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissões realizam audiência pública sobre irregularidades na Bancoop
Comissões do Senado realizam audiência pública sobre o Ato Médico
COMISSÕES REALIZAM AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SETOR ELÉTRICO
Comissões realizam audiência sobre imposto único de importação para sacoleiros
Comissões do Senado realizam audiência pública conjunta para discutir legislação ambiental e seus efeitos sobre o agronegócio
Fundação Palmares e Secretaria da Igualdade Racial são temas de audiência da CDH