TSE terá Centro de Divulgação das Eleições



Na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, será montado um centro de divulgação das eleições. O Centro acomodará os profissionais de imprensa que trabalharão na cobertura das eleições municipais. Haverá seis telões de plasma ligados a computadores para que os jornalistas possam acompanhar o resultado divulgados em tempo real.

O Centro tem ainda dez cabines para rádio, dez para televisão e 45 bancadas para os jornalistas de agências de notícias, jornais e sites. Também haverá espaço para coletivas e um set onde as televisões poderão fazer suas gravações. De lá, sairão informações da imprensa para todo o país sobre as eleições municipais.

Mas todos os cidadãos poderão acompanhar os resultados direto pela Internet. O TSE montou um site onde se pode baixar um programa com esse objetivo: o Sistema Oficial de Divulgação das Eleições - Divulga2004. Não haverá informações sobre apuração na página do TSE nem dos Tribunais Regionais Eleitorais e quem quiser acompanhar os trabalhos do tribunal pela rede precisará ter o programa Divulga2004, que permitirá o acesso aos dados oficiais.

O Divulga2004 foi criado pela Justiça Eleitoral junto a parceiros provedores de Internet. Entre os provedores associados estão Globo.com, Uol, Terra e IG. O programa Divulga2004 destina-se a computadores com sistemas operacionais Microsoft Windows que tenham o navegador Internet Explorer 5.5 ou superior. O programa tem cerca de 2.7 MBytes e requer 3MBytes de espaço em disco para instalação.

Justificativa de ausência

É bom lembrar que o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral nos dias 3 e 31 de outubro terá de justificar em formulário próprio sua ausência nas eleições. O formulário pode ser encontrado nas zonas eleitorais e também no site do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais. Todas as seções eleitorais funcionarão como postos de justificativa para os eleitores que estiverem fora de suas cidades no dia da votação. O eleitor deverá comparecer aos locais de justificativa munido de título eleitoral ou de documento de identificação. Outras dúvidas sobre justificação podem ser esclarecidas em qualquer cartório eleitoral.



01/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


TSE inaugura Centro de Divulgação de Resultados das Eleições 2006

Santiago quer disciplinar divulgação de pesquisas nas eleições

Divulgação obrigatória de dados sobre doações antes das eleições é rejeitada

LAURO CAMPOS QUER LIMITAR DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS DURANTE ELEIÇÕES

Unesp: Bauru estabelece Centro de Divulgação e Memória

Projeto de Jarbas Vasconcelos impõe regras para divulgação de pesquisas eleitorais nos 15 dias anteriores a eleições