TUMA DEFENDE INVESTIMENTO NA SELEÇÃO PARA MELHORAR A POLÍCIA
O senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse que, a curto prazo, a questão policial só poderá ser resolvida "se o Estado investir na seleção, formação, fiscalização, reciclagem e aperfeiçoamento constante dos executores da segurança pública".
Ele defendeu o aumento dos salários dos policiais como forma de possibilitar maior seleção no ingresso à profissão e afirmou ser preciso aplicar dinheiro público para solidificar a base humanada estrutura policial com gente que realmente tenha vocação e sinta prazer pelo trabalho.
As causas da insegurança na sociedade, a seu ver, integram um contexto que envolve também o Judiciário e o Ministério Público. O senador citou dados de pesquisa da Associação Brasileira dos Magistrados, mostrando que 91% da categoria considera a estrutura do Poder Judiciário ultrapassada e 82% concordam que o Direito Processual brasileiro é anacrônico. Além disso, assinalou a necessidade de se atingir uma relação ideal de 1 juiz para 7.500 habitantes - o dobro do número existente hoje.
Romeu Tuma se posicionou contra a desconstitucionalização da polícia e questionou a eficácia do aumento do rigor nas punições à policiais. "Até que ponto um ser humano anda na linha apenas por medo de ser castigiado?", indagou. O senador propôs ainda tratamento diferenciado ao dependente de drogas e ao traficante, além disso encampou o movimento pela ampliação do elenco de penas alternativas previsto no Código Penal.
No final, depois de ressaltar a importância da imprensa para o sistema democrático, ele discordou da tese de que os meios de comunicação contribuem para o aumento da violência. A opinião de Tuma, sobre este aspecto, é de que a violência tem raízes na impunidade e no desapreço pela educação, saúde e justiça social.
17/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma defende predomínio da polícia investigativa
Tuma defende Polícia Federal de acusação de Genoíno
Tuma defende poder de polícia às guardas municipais
Aberta seleção de pesquisa para melhorar assistência ao usuário do SUS
Petrobras abre seleção para investimento de R$ 30 milhões em projetos esportivos
Investimento de R$ 400 mi vai melhorar o transporte coletivo em Alagoas