Tuma defende votação de MP que desde 2001 alterou remuneração dos militares
O senador Romeu Tuma (DEM-SP) apelou ao presidente do Senado, Renan Calheiros, e ao ministro da Defesa, Valdir Pires, para que intercedem em favor da votação de medida provisória baixada pelo governo ainda em 2001 que trata da reestruturação dos ganhos dos militares das Forças Armadas. Tuma atuou como relator da matéria (MP 2215/01) no Senado, onde a proposta recebeu mais de 800 emendas e ainda aguarda inclusão na pauta de votação em Plenário.
O pedido foi feito pelo senador em discurso nesta quarta-feira (25), durante a homenagem prestada pelo Senado ao Exército Brasileiro, pelo seu dia, comemorado em 19 de abril. O senador disse que antes de fazer o apelo para a votação da MP analisou se seria ético levantar a questão na sessão comemorativa da data que assinala o aniversário de fundação do Exército. Acabou optando pela defesa da votação, para que a matéria possa ser aprovada, o que vai assegurar em definitivo os avanços já implementados com a entrada em vigor da medida provisória.
No discurso, Tuma também defendeu a participação das Forças Armadas em ações de combate ao crime organizado. Ele disse que a cobrança vem da sociedade, que deseja ver o Exército e as outra duas armas na rua para o enfrentamento da criminalidade. De acordo com o senador, essa atuação poderia ocorrer em áreas "muito conturbadas", onde os estados perderam a capacidade de agir.
Tuma também destacou o papel das três armas na ocupação e unificação do país, elogiando principalmente as ações em áreas de fronteira e na Amazônia, inclusive em missões de assistência social. Observou que, quando há doenças, em regiões de difícil acesso, onde outros os militares levam assistência às comunidades.
O senador lembrou de missões em áreas de fronteiras, quando ainda atuava na Polícia Federal, sempre com a participação do Exército, ainda no início da implantação do projeto Calha Norte. Nas instalações do Exército, informou, há alojamentos disponíveis para abrigar profissionais de outras áreas do governo em ações nessas áreas, que estão quase sempre vazios. Tuma adiantou que, no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, funcionará uma subcomissão para discutir o reaparelhamento das Forças Armadas.
- Quando se fala em modernização e reestruturação das Forças Armadas, são coisas tão importantes para o país que é uma necessidade nacional - disse.
Em aparte, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo, prestou homenagem ao Exército pela data comemorativa. Reforçou a importância do Exército e das outras forças militares na Amazônia, inclusive na indução do desenvolvimento e promoção da cidadania. O papel estratégico das Forças Armadas na região foi também destacado pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), outro que defendeu, ainda, o reaparelhamento das três forças.
25/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma endossa necessidade de votação para remuneração dos militares
Crivella defende melhores condições de trabalho e de remuneração para militares
Comissão estuda remuneração de militares do DF
Aprovada MP sobre remuneração dos militares do DF
Comissão mista discute MP da remuneração dos militares do DF
Remuneração de militares está disponível no Portal da Transparência