TUMA DIVULGA SEMINÁRIO SOBRE MUNDO ÁRABE
Romeu Tuma leu o discurso pronunciado no seminário pelo vice-presidente da República, Marco Maciel, na abertura do seminário. Segundo o vice-presidente, as palestras e debates terão como resultado o aperfeiçoamento do relacionamento político-diplomático entre o Brasil e os países árabes.
Para Marco Maciel, a influência árabe na sociedade brasileira é patente e pode ser percebida imediatamente quando se observam os traços fisionômicos de tantos cidadãos que atuam no comércio, na medicina, na política, na educação, na cultura e em muitas outras áreas. Mesmo sem o efeito da imigração, a cultura árabe já teria marcado o país por conta da presença árabe que marcou a civilização portuguesa. Um exemplo citado pelo vice-presidente foi a "excelente técnica naval árabe" repassada aos portugueses, mas foram mencionados também a arte do azulejo, a higiene, a matemática e o comportamento.
Marco Maciel chamou a atenção para a necessidade do fortalecimento das relações do Brasil com seus parceiros no mundo árabe. O vice-presidente disse que o Brasil acompanha com especial interesse os avanços em direção a acordos de paz no Oriente Médio.
- Os novos desafios estão acompanhados por perspectivas promissoras. A pacificação regional propiciará, certamente, a intensificação das relações brasileiras com todos os países da área, com benefícios às nossas respectivas sociedades.
07/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cinema: MIS apresenta filmes sobre mundo árabe
Cinema: MIS apresenta filmes sobre mundo árabe
Tuma propõe criação de Dia Nacional da Comunidade Árabe
Tuma exalta primeiro transcurso do Dia Nacional da Comunidade Árabe
Para chanceler brasileiro, Bin Laden estigmatizava o mundo árabe
Vital do Rêgo comemora avanço de movimentos democráticos no mundo árabe