Tuma propõe criação de Dia Nacional da Comunidade Árabe



Está na Comissão de Educação, para decisão terminativa, projeto de iniciativa do senador Romeu Tuma (PFL-SP), o PLS nº 126/2004 que institui o dia 25 de março como Dia Nacional da Comunidade Árabe, passando a integrar o calendário oficial brasileiro. O relator da matéria, senador João Ribeiro (PFL-TO) já elaborou voto favorável à  aprovação da matéria.
"A contribuição da cultura árabe para a nação brasileira representa um dos maiores processos civilizatórios modernos que se tem notícia. Dos confins da Amazônia aos rincões do extremo sul, a presença do elemento árabe, sírio, libanês ou turco como é em geral denominado, marca indelevelmente a formação brasileira nos últimos cem anos", justifica Romeu Tuma.

Segundo o senador, até 1920 mais de 58 mil imigrantes árabes tinham entrado no Brasil, sendo que 40% se radicaram no estado de São Paulo. Ele explica que a escolha da data 25 de março foi devido ao fato de, na década de 1930, os árabes terem desenvolvido um rico comércio na região da rua 25 de Março, na capital paulista. Romeu Tuma afirma  que o Brasil pode reconhecer a contribuição recebida dessa comunidade escolhendo uma data para celebrar e reverenciar o povo árabe em todo o país.



05/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma exalta primeiro transcurso do Dia Nacional da Comunidade Árabe

Comissão de Educação analisa projeto que institui o Dia Nacional da Comunidade Árabe

TUMA DIVULGA SEMINÁRIO SOBRE MUNDO ÁRABE

Tuma propõe mudar Sistema Nacional de Armas

Maldaner propõe criação do Dia Nacional do Chester

Efraim propõe a criação do Dia Nacional do Sanfoneiro