Tuma diz que relatório sobre desmanche ficará pronto até 15 de dezembro



O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Desmanche de Veículos, senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse nesta quarta-feira (24) que o relatório final, a cargo do deputado Hidekazu Takayama (PMDB-PR), ficará pronto até o dia 15 de dezembro. E deverá se centrar na necessidade de mudar a legislação e tornar eficiente a fiscalização para evitar crimes na recuperação e reparo de veículos roubados ou acidentados.

- As questões relativas a disputas econômicas entre seguradoras e oficinas devem ser deixadas para debate entre essas empresas. Quanto aos casos levantados, deverão ser investigados pelo Ministério Público, com o acompanhamento do Congresso - disse Tuma durante audiência pública realizada nesta quarta para ouvir representantes do setor de seguros e de reparos de veículos.

No decorrer dessa mesma audiência o relator chegou a aconselhar seguradoras e reparadoras a aceitar alguma perda econômica em prol de um ganho para o país.

O diretor de Seguros de Automóveis e Relações Institucionais da Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg), Ricardo Xavier, defendeu a legalização e o aprimoramento da recuperação de veículos, como uma forma de economia de custos e oferta de serviços e empregos no setor de oficinas. Alguns deputados, no entanto, são favoráveis a que os veículos encontrados ou remanescentes de acidentes graves sejam sucateados para evitar crimes.

O deputado Carlos William (PSC-MG) chegou a dizer que, ao oferecer gratificações a policiais que encontrarem veículos roubados, as seguradoras estimulam os roubos. Xavier defendeu as seguradoras, afirmando que  o percentual de recuperação de veículos segurados (45%) pela polícia é inferior ao dos veículos não segurados (50%).

O diretor da Fenaseg disse que o setor é favorável a um maior rigor nos procedimentos de reparação dos veículos, como controle das peças. Apontando o que teria ocorrido na Argentina, a legalização e profissionalização da recuperação e reparo de veículos fez diminuir o número de roubos.



24/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


RELATÓRIO FINAL DO ORÇAMENTO FICARÁ PRONTO APÓS O CARNAVAL

Tuma é o presidente da CPI do Desmanche

Tuma pede a parlamentares que encaminhem sugestões a CPI do Desmanche

Levantamento florestal de Sergipe ficará pronto até o final de agosto

Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde ficará pronto no 2º semestre

Tuma pede CPI mista para investigar desmanche de carros