Tuma homenageia cirurgião do Instituto do Coração



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) homenageou nesta segunda-feira (10) o cirurgião Noedir Antônio Groppo Stolf pela obtenção, por meio de concurso da Universidade de São Paulo (USP), do cargo de Professor Titular de Cirurgia Toráxica e Cardiovascular do Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

- Em concurso realizado entre os dias 7 e 9 do mês passado, o professor Stolf obteve aquela titularidade. Tem ele "a grande honra", conforme suas próprias palavras, de suceder os professores Euryclides de Jesus Zerbini, Adib Jatene e Sérgio Almeida de Oliveira como diretor da Divisão de Cirurgia Toráxica e Cardiovascular do Incor - acrescentou.

Tuma disse que, em entrevista concedida ao medido Dráuzio Varella e publicada em seu website, o professor Stolf explicou que houve uma mudança grande no perfil dos candidatos à cirurgia coronariana, provocada pelo aumento da perspectiva de vida da população. O cirurgião assinalou que, atualmente, os pacientes são mais idosos e muitos já apresentaram problemas cardíacos que exigiram colocação de stents (alargadores de artérias) ou mesmo a realização de outra cirurgia cardíaca.

Apesar disso, continuou o senador, o índice de mortalidade dos é inferior a 3% e, se forem excluídos os doentes com problemas pulmonares que já tiveram derrames ou que fumaram a vida inteira, esse risco cai para menos de 1%. Segundo Tuma, o professor Stolf garantiu que, junto com sua equipe, manterá a cirurgia toráxica e cardiovascular da Faculdade de Medicina da USP na vanguarda da ciência e o Incor como centro de excelência da cardiologia brasileira e mundial.

10/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saúde: Instituto do Coração e Associação Amigos do Coração promovem Caminhada Amigos do Coração

Saúde: Instituto do Coração e Associação Amigos do Coração promovem Caminhada Amigos do Coração

Loureiro homenageia Dia do Cirurgião-Dentista no Grande Expediente

Instituto do Coração amplia unidade infantil

ACM volta a ser internado no Instituto do Coração de São Paulo

UTI neonatal e pediátrica do Instituto do Coração será ampliada