Tuma homenageia Pedro Teixeira e sua expedição pelo Amazonas



O senador Romeu Tuma (PTB-SP) homenageou o português Pedro Teixeira, que há 370 anos comandou uma expedição pelo Rio Amazonas. Saindo de Gurupá em outubro de 1637, ele conseguiu conduzir 70 soldados e 1,2 mil índios subindo os Rios Amazonas e Negro, até chegar a Quito, hoje capital do Equador. A viagem de retorno teve fim em 1639 quando ele chegou ao porto de Belém. Pedro Teixeira foi homenageado pelo Senado em sessão especial realizada na manhã desta quinta-feira (10).

- Infelizmente os livros de história quase não trazem referência sobre Pedro Teixeira e sua bonita história. Ele praticamente desbravou o Rio Amazonas a remo. Levou dois anos nessa aventura - afirmou Romeu Tuma.

Outro registro feito pelo senador por São Paulo foi a publicação do livro "Saúde ocular e prevenção da cegueira", dos oftalmologistas Newton Kara José e Maria de Lourdes Veronese Rodrigues. Entre vários assuntos a publicação traça um histórico da prevenção da cegueira, aborda o desenvolvimento da visão e enumera as causas de baixa visão e da cegueira durante a gestação, o parto e no recém-nascido.

Romeu Tuma também cumprimentou o senador Mão Santa (PSC-PI) pelo lançamento do livro "Atentai Bem", do jornalista Zózimo Tavares, sobre a atuação do piauiense como senador, governador e prefeito. Tuma disse ter se sentido orgulhoso ao participar da sessão de autógrafos realizada na noite da quarta-feira (9) na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho.



10/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado celebra 370 anos da expedição de Pedro Teixeira à Amazônia

Senado comemora 370 anos da expedição amazônica de Pedro Teixeira

Senado homenageia Pedro Teixeira, desbravador da Amazônia

APROVADO VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR PEDRO TEIXEIRA

TUMA HOMENAGEIA DONA RUTH CARDOSO PELO COMBATE À FOME

Pedro Teixeira, um sertanista, inicia a conquista da Amazônia em 1637