Tuma registra cerimônia de transferência de porta-aviões



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) relatou ter participado, no último dia 28, no porto de Santos (SP), da cerimônia de transferência de subordinação do novo navio-aeródromo "Foch", adquirido da França e batizado de "São Paulo", para a Marinha brasileira. O novo porta-aviões tem 32.500 toneladas de deslocamento bruto, 266 metros de comprimento, 51,2 metros de largura, 30 nós de velocidade máxima, duas catapultas. Ele comporta tripulação de 1.030 homens, mais 670 militares para operarem 37 aviões e dois helicópteros.

Estiveram presentes à cerimônia, informou Tuma, o presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente, e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Alberto Cardoso, entre outras autoridades. O senador contou que todos os oradores destacaram a importância do porta-aviões para incrementar a vigilância no mar brasileiro e também a sua utilidade para treinar e aprimorar tripulações.

Romeu Tuma destacou que o presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que um país como o Brasil, com mais de sete mil quilômetros de litoral, requer um poder naval compatível com sua estatura no cenário internacional. Já o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que o fato de o navio ter sido batizado de "São Paulo" é uma honra para todos os paulistas.

25/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


FHC e Alckmin acompanham início da operação do Porta-Aviões São Paulo

FHC e Alckmin acompanham início da operação do Porta-Aviões São Paulo

FHC e Alckmin acompanham início da operação do Porta-Aviões São Paulo

MARINHA CONVIDA ACM PARA RECEBER NOVO PORTA-AVIÕES

Médicos e enfermeiros gaúchos partem para o Haiti em porta-aviões italiano

Fernando Henrique e Alckmin acompanham início da Operação Porta-Aviões São Paulo