TUMA SAÚDA NOVOS PROFISSIONAIS DE COMÉRCIO EXTERIOR



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) cumprimentou hoje (dia 28) a primeira turma de formandos do Curso de Administração com Habilitação em Comércio Exterior das Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu (UniFoz) afirmando que os novos profissionais "acabam de assumir a condição de vetores do esforço nacional e internacional para diminuir os desníveis de desenvolvimento e trazer felicidade aos povos do hemisfério".

Depois de desejar sucesso aos formandos, ele fez uma análise sobre a importância do comércio exterior para o país. O senador disse que, na atual conjuntura, a estabilidade da economia brasileira depende do desempenho do país no mercado internacional.

Romeu Tuma ressaltou o papel do Mercosul para o desenvolvimento da economia, para a garantia de sucesso do Plano Real e também para o "desaparecimento do ranço de um relacionamento suspeitoso que, durante muito tempo, mantivemos com os vizinhos sul-americanos".

Para o senador, no entanto, os juros altos estão sacrificando o desenvolvimento nacional, tanto no mercado interno quanto no externo. Além da necessidade de reduzir os juros, Tuma reforçou a importância de modernizar as industrias, investindo na ciência, tecnologia e educação. Na opinião dele, é preciso superar a defasagem brasileira em relação à tecnologia mundial.

Apesar das advertências, o senador acredita que o Brasil está no caminho certo. Segundo disse, o país está bem posicionado na disputa internacional por áreasde influência, com instrumentos de política econômica e um empresariado à altura dos novos mercados.



28/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


PF e secretaria de comércio exterior vão combater práticas ilegais de comércio exterior

Mão Santa saúda setor do comércio

Cafeteira saúda ingresso de Romeu Tuma no PTB

Tuma parabeniza profissionais liberais

Secretaria de Comércio Exterior é reestruturada

CRE vai debater comércio exterior e Mercosul