Turismo náutico pede regulamentação
A Subcomissão de Turismo, subordinada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), elegeu nesta terça-feira (dia 15) seus novos presidente e vice-presidente. O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) é o novo presidente da Subcomissão e o senador Paulo Octavio (PFL-DF) o novo vice-presidente.
A Subcomissão também realizou audiência pública com representantes do setor de turismo náutico, responsável pela organização de cruzeiros marítimos na costa brasileira. O diretor de Projetos Especiais da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) destacou a necessidade de uma regulamentação para o setor, uma vez que a Constituição Federal já permite a operação de navios estrangeiros de passageiros no turismo de cabotagem brasileiro.
O diretor da empresa italiana Brazilian Cruises Representation, Milton Sérgio Sanches, explicou que os pacotes turísticos são vendidos com antecedência para que os turistas viajem no período de dezembro a março, mas a cada ano os operadores são surpreendidos pela edição de portarias que mudam as regras vigentes. Ele frisou a importância de regras duradouras para a atração de mais navios e geração de mais empregos, pois os navios utilizam serviços e mão de obra brasileiras, além de comprar combustível e suprimentos e pagar impostos no Brasil.
15/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marina pública vai aquecer turismo náutico em Niterói
Aberta seleção para grupo de Turismo Náutico
Estudo vai identificar trechos de rios com potencial para turismo náutico no País
Porto Belo (SC) ganha novo píer para impulsionar turismo náutico
Brasil será país anfitrião de um dos principais salões de turismo náutico do mundo, o Grand Pavois 2012
Ministérios lançam em maio programa para formar mão-de-obra para o turismo náutico