Turismo pode contribuir para o desenvolvimento do país, diz Leomar Quintanilha



Em pronunciamento nesta terça-feira (25), o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) lembrou que será comemorado no Senado no dia 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 24 de setembro. Ao destacar a data, Quintanilha lamentou que a atividade não desperte tanta atenção no Brasil, que ocupa o 45º lugar no ranking mundial nesta área.

- O Brasil é um país que poucos conhecem, que ainda não usa a atividade turística como vetor de desenvolvimento social e econômico - lamentou o senador, apontando a "capilaridade e multiplicidade" de segmentos econômicos agregados ao setor.

Leomar Quintanilha salientou que o turismo é capaz de gerar milhares de empregos e contribuir para o desenvolvimento de atividades ecologicamente corretas e de preservação do meio ambiente.

O parlamentar ressaltou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem colaborando para o fortalecimento da atividade turística ao instituir, de forma autônoma, o Ministério do Turismo, que sempre esteve atrelado a outras pastas.

Quintanilha também lembrou que a Confederação Nacional do Turismo, criada em 1998, somente em janeiro deste ano obteve seu registro de entidade sindical de terceiro grau no Ministério do Trabalho. A entidade, disse o senador, deve coordenar as atividades turísticas "em um país que dispõe de incontáveis recursos naturais, a exemplo do Brasil".

- É preciso desenvolver ações que eliminem gargalos, diminuir dificuldades, rever rotas aéreas, aprimorar estações de ônibus, trens e portos - afirmou.

Em aparte, o senador João Vicente Claudino (PTB-PI), ao salientar que a indústria do turismo é a que mais gera empregos no mundo, cobrou a profissionalização do setor e a melhoria na infraestrutura turística do país.



25/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Leomar Quintanilha cobra medidas de inserção social dos idosos no país

Brasil pode contribuir no debate sobre desenvolvimento sustentável, afirma Agripino

PARA LEOMAR QUINTANILHA SENADO TEM SIDO COMPLACENTE

LEOMAR QUINTANILHA APÓIA FRAGA PARA O BANCO CENTRAL

Leomar Quintanilha quer ajuda para municípios com dificuldades financeiras

LEOMAR QUINTANILHA PEDE AO BANCO DO BRASIL RECURSOS PARA O CRÉDITO AGRÍCOLA