TV Cultura destaca paixão de Drummond pelo futebol
Para lembrar os 20 anos de sua morte, poeta é tema do programa Grandes Momentos do Esporte deste domingo
Em razão dos 20 anos da morte do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, falecido em 17 de agosto de 1987, o programa Grandes Momentos do Esporte, leva ao ar o especial "O Futebol em Drummond", no domingo (19/08), às 12h, na TV Cultura.
Apresentado por Hélio Alcântara, o especial mostra toda paixão do poeta pelo futebol e os textos (a grande maioria, crônicas) que escreveu sobre o esporte, e que foram publicados durante décadas em grandes jornais brasileiros.
O programa traz o depoimento de Pedro Drummond, neto do poeta, que revela "intimidades" curiosas do avô, sobretudo a respeito de suas preferências futebolísticas e das reações mal-humoradas aos maus resultados; do professor de Literatura da USP Flávio Aguiar, que lê e analisa os vários textos de Drummond sobre o futebol, contidos no livro "Quando é Dia de Futebol"; e dos ex-jogadores da Seleção Brasileira Tostão e Reinaldo, fãs confessos do escritor.
O livro Quando é Dia de Futebol é uma coletânea de crônicas do poeta, organizado pelos netos Pedro Augusto Graña Drummond e Luis Mauricio Graña Drummond, lançado em 2002. Nestes textos, Drummond faz analogias entre futebol e política (época da ditadura militar, por ocasião da Copa do Mundo no México, em 1970) e revela uma admiração pela Seleção Argentina de Futebol, por causa da ligação afetiva, já que sua filha Julieta era casada com um argentino.
Da Assessoria de Imprensa da RTV Cultura
(J.N.)
08/18/2007
Artigos Relacionados
"O Brasil se impôs por sua paixão pelo futebol", diz Luiz Mendes
Cultura: Futebol, Paixão Brasileira está em exposição no Memorial da América Latina até 6 de junho
Museu do Futebol celebra a paixão do torcedor brasileiro
Presidente da Fifa exalta economia crescente do Brasil e paixão do brasileiro por futebol
Sarney destaca amizade e paixão de ACM pela política
Sérgio Reis confessa a sua paixão pela cultura gaúcha