TV Minuto do Metrô paulista informa, educa, diverte e entretém passageiros
Usuários das linhas Verde e Vermelha acompanham a programação atualizada enquanto viajam nos trens
Viajar pelo Metrô de São Paulo assistindo à televisão já é possível. Enquanto espera chegar ao destino, o passageiro pode inteirar-se das últimas notícias do dia e do trânsito, bem como obter dicas de roteiros culturais da cidade, assistir a trailer de filmes. E mais: conhecer curiosidades (como a vida das abelhas, quantas palavras fala o papagaio e vantagens da energia eólica). Ainda tem dicas de saúde (cuidados com a asma, destinação de lixo) e de vida simples (aulas de Pilates e uso de lâmpadas fluorescentes). Informa hora, temperatura e variedades. Tudo isso faz parte da programação da TV Minuto, cujo conteúdo é on-line e atualizado em tempo real. Transmite mensagens institucionais, recados e serviços referentes ao Metrô.
Informar, educar e entreter são as principais tarefas da TV Minuto que tem 20 horas de programação ininterruptas divididas em loopings de 30 minutos. Foi criada a partir da necessidade de o Metrô se comunicar com os passageiros. Pelo contrato feito entre o Metrô e a TV Minuto, 30% da programação é destinada ao Metrô, 35% a conteúdo e 35% para a publicidade. Os 110 trens das frotas das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha terão 48 monitores de LCD de 17 polegadas, que totalizam 5.280 monitores. Em cada vagão, haverá oito telas. Por enquanto, 480 estão instalados na Linha Verde e 520, na Vermelha.
Até abril de 2008, todos estarão instalados e haverá três milhões de pessoas de olho na telinha. Essa é a quantidade de passageiros que transitam pelos trilhos do Metrô, diariamente. Não está prevista a instalação de monitores na Linha 4-Lilás, mas o diretor comercial da TV Minuto, Dario Gohda, não descarta a possibilidade para o futuro. Lançada oficialmente no dia 11 de dezembro, a TV Minuto está no ar desde maio na Linha Verde. A estudante Daniela Gremzi é uma das primeiras telespectadoras da TV e assiste à programação durante o trajeto diário, na Linha Verde, para ir à faculdade.
Notícias diárias – Daniela diz gostar do formato da nova mídia porque é rápido, não perde a informação, já que fica no trem 15 minutos – tempo necessário para entender tudo, mesmo sem som. A garota conta que aprecia as informações sobre saúde, paz e de utilidade pública e as dicas de cultura, como as peças de teatro em cartaz na cidade. “A TV é um benefício para as pessoas que utilizam o trem. Gosto das curiosidades, mas acho que deveria ter mais dados sobre cidadania e programas sociais e de bem-estar”, opina a futura terapeuta ocupacional. Dario explica que foi realizada pesquisa para saber o que o usuário gostaria que fosse veiculado e que as sugestões estão em estudo. “Só não haverá divulgação a respeito de bebida, cigarro, política e temas religiosos”.
Provedor – Pelos dados do Metrô, cada passageiro permanece em trânsito 32 minutos diariamente; e 75% usam o meio de transporte pelo menos cinco vezes por semana. Por isso, cada assunto é veiculado em tempo que varia de 15 a 30 segundos. Há 30 spots diferentes por dia, mas a previsão é que chegue a 200 no ano que vem, com a parceria de um provedor de notícias. As informações são passadas, via cabos de fibra óptica, da base localizada na Vila Mariana para as estações que transmitem para a antena instalada na composição. Dario informa que a transmissão subterrânea on-line é uma novidade tecnológica e desconhece outros tipos de veiculação semelhante no Brasil e até mesmo no exterior.
O conteúdo é de fácil compreensão e há muitas imagens com forte apelo visual para atrair um público heterogêneo. Na TV Minuto trabalham 30 pessoas sem incluir o pessoal técnico (terceirizado) para apurar as notícias veiculadas. Os jornalistas e diretores de arte se revezam em três turnos para atualizar os conteúdos. Em 2008, a TV traçará perfil detalhado do usuário, por linha e por horário, para oferecer programação mais específica para cada público.
De olho na tela
Maria do Carmo Santos Dias, que utiliza o Metrô para ir ao trabalho, diz que “há assuntos úteis como informações sobre dengue e segurança no transporte. “Pena que tem gente que ainda não presta atenção”, lamenta.
Sempre olhando na tela, a finlandesa Elina Holopainen acompanha as imagens enquanto aguarda a chegada a mais um passeio pela cidade. Há seis meses no Brasil, viaja de Metrô pelo menos uma vez por semana. Embora fale português pouco fluente, diz entender as mensagens transmitidas. Gosta de assistir à programação porque aproveita o tempo da viagem se informando. Wagner Silva Melo comenta que olha para a TV só para se distrair durante o trajeto de ida e volta ao trabalho. “Observo os desenhos e as imagens. Quero descansar a mente, por isso, não me preocupo muito com o conteúdo”.
Conta que faz o mesmo quando sai da composição e entra no ônibus, porque a viagem até sua casa é longa. Ele se refere à TVO, que estreou em setembro nos ônibus metropolitanos, cujas informações são atualizadas uma vez por dia e estão divididas em humor, entretenimento, contemplativo e cultura e cidadania. Com a TV Minuto, o Metrô terá uma receita adicional mensal de, no mínimo, R$ 219 mil ou 33,6% do faturamento da programação, o que for maior. O valor será destinado a investimentos na operação e manutenção do sistema metroviário.
Da Agência Imprensa Oficial
(M.C.)
12/19/2007
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