TV Senado chegará ao Amapá com sinal digital
Moradores do Amapá poderão, em breve, assistir à TV Senado em sinal digital aberto. Protocolo assinado nesta terça-feira (17) permitirá, ainda, a implantação da Rádio Senado no estado, além do funcionamento da TV Assembleia e da transmissão da TV Câmara, em multiprogramação. A previsão é de que até o fim do ano os amapaenses já possam ter acesso aos novos canais.
Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que participou da cerimônia de assinatura do protocolo, a existência de meios de comunicação que transmitam o trabalho do legislativo e a atuação dos parlamentares é um instrumento de democracia participativa.
– Com certeza vai ser uma conquista para todos os amapaenses a garantia de que os amapaenses poderão, na TV aberta, acompanhar a TV Senado, a Rádio Senado e a ação dos parlamentares que elegeram – afirmou.
O presidente interino da Assembleia legislativa do Amapá, deputado Junior Favacho (PMDB), destacou o papel das TVs legislativas como instrumento de transparência.
– É um grande avanço para todos nós amapaenses. O cidadão ganhará mais um instrumento de controle, de acompanhamento, de cada representante.
Para o diretor de jornalismo da Secretaria Especial de Comunicação
Social do Senado (Secs), Davi Emerich, as mídias públicas cumprem um papel não de competição, mas de colaboração com a mídia privada. O espaço é próprio, explicou, já que a grande quantidade de comissões e atividades do legislativo muitas vezes não permite que os veículos privados consigam acompanhar todo o trabalho.
– Se não fossem as mídias da Câmara dos Deputados e do Senado, eles não acompanhariam todo o trabalho que temos. Nossa ação é insubstituível – disse.
Oportunidade
No Amapá, a TV Senado será transmitida pelo canal 57. Já a Rádio Senado poderá ser sintonizada na frequência 93,9 MHz.
Como a TV digital opera em multiprogramação, com quatro subcanais por canal, o Senado decidiu instalar emissoras nos estados em regime de parceria com as assembleias legislativas. No Amapá, além do canal principal da TV Senado, haverá um canal da TV Assembleia e um da TV Câmara. O outro canal poderá, no futuro, ser destinado a outras transmissões da TV Senado.
– Por meio desse processo de expansão e graças ao sinal digital, é possível também colocar no ar o sinal da TV Assembleia, que normalmente não consegue a concessão do sinal aberto – explicou o diretor-adjunto da TV Senado, Aluízio Tadeu de Oliveira.
TV Senado
Atualmente, a TV Senado pode ser sintonizada em todo o país por meio de TV por assinatura, antenas parabólicas e pela internet, com até oito canais simultâneos de programação. A TV transmite em sinal aberto digital, em quatro canais, para Brasília e alcança ainda outras três cidades: São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte, em canais cedidos pela Câmara dos Deputados. Em sinal analógico, está presente em dez capitais: Brasília, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro (Zona Oeste) e Salvador.
Além disso, há protocolos assinados para a transmissão da TV com sinal digital em Belém, Boa Vista, Campo Grande, Macapá, Manaus, Rio de Janeiro e São Luis.
17/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sinal digital da TV Senado é inaugurado em Fortaleza
TV Senado transmitirá com sinal digital em São Paulo
Curitiba terá sinal digital da TV Senado
TV Senado transmitirá com sinal digital em São Paulo
TV Senado inicia transmissão em sinal aberto e digital em São Luís
TV Senado terá sinal digital aberto em todas as capitais