TV Senado inicia transmissão em sinal aberto e digital em São Luís



A TV Senado já está com o seu canal digital aberto em funcionamento em São Luís e cidades vizinhas. As transmissões foram inauguradas no início da noite desta segunda-feira (17) em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, que também inaugurou seu canal de televisão. O sinal pode ser captado pelos espectadores no canal 51.1. A iniciativa é resultado de um acordo firmado com a Assembleia Legislativa, dentro do projeto de expansão dos veículos de comunicação do Senado Federal. Os custos de implantação foram divididos entre os parceiros, garantindo a redução dos investimentos necessários para as duas partes.

O senador Lobão Filho (PMDB-MA) representou o presidente do Senado, Renan Calheiros, na cerimônia. Ele ressaltou o empenho de Renan para viabilizar a parceira celebrada entre o Senado e a Assembleia. E fez uma homenagem ao senador José Sarney (PMDB-AP), que, disse, alterou o paradigma da relação entre o cidadão e o Parlamento brasileiro ao inaugurar, em fevereiro de 1996, a TV Senado.

— Com o sinal aberto, a cada reunião o Senado e a assembleia se transformam em uma audiência pública, reforçando o principio da transparência e fortalecendo a democracia — disse Lobão.

O presidente da Assembleia do Maranhão, deputado Arnaldo Melo, agradeceu a José Sarney por ter firmado, quando presidia o Senado, protocolo de parceria entre as duas Casas. Ele também ressaltou o papel de Renan Calheiros na concretização do projeto de transmissão da TV Senado em São Luís e de criação da TV Assembleia.

Para o deputado, a inauguração da TV do legislativo maranhense em sinal aberto e outras iniciativas em comunicação vão pôr fim a uma reclamação antiga dos eleitores, para quem os deputados “desaparecem” depois de eleitos.

— Agora, com o sinal aberto, o cidadão vai poder acompanhar todas as iniciativas e debates dos parlamentares — afirmou Arnaldo Melo.

A Secretaria de Comunicação Social do Senado foi representada na cerimônia pelo seu diretor, Davi Emerich, pelo coordenador da TV Senado, Aluizio de Oliveira, e pelo coordenador técnico de expansão da TV Senado, João Carlos Barizon.

A TV Senado já opera em canal aberto em outras 13 capitais - Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, em sistema digital ou analógico. Também está em fase de implantação nas cidades de Boa Vista, Belém, e Maceió.



17/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges registra transmissão de sinal da TV Senado em canal aberto na Bahia

TV Senado terá sinal digital aberto em todas as capitais

TV Senado será transmitida com sinal digital aberto para todas as capitais

TV Senado inicia transmissão digital em Brasília

Mozarildo comemora início da transmissão em sinal digital da TV Roraima

POPULAÇÃO ELOGIA TV SENADO EM TRANSMISSÃO POR SINAL ANALÓGICO