TV Senado estréia nova série sobre grandes gênios da pintura



A TV Senado passa a exibir neste fim de semana uma nova série cujo objetivo é homenagear alguns dos grandes nomes da pintura mundial. A primeira atração do programa Retrato de um Gênio Artístico é o francês Ferdinand-Victor Eugène Delacroix. Nas próximas edições, o italiano Caravaggio e o holandês Rembrandt, respectivamente, serão homenageados. Neste sábado (22), vida e obra de Delacroix serão apresentadas às 15h30. No domingo (23), haverá reprise às 21h.

Conhecido pela ousadia e aversão às convenções artísticas, Delacroix é considerado um precursor dos movimentos expressionista e impressionista, por causa da atenção à luz e ao movimento. Teve influência da pintura clássica e admirava artistas como Michelangelo. Vivenciou momentos de transição na França - viu Napoleão Bonaparte ascender e cair -, e costumava atender a encomendas de quem estivesse no poder.

As principais obras de Delacroix estão no museu do Louvre, na igreja Saint Sulpice e na Capela dos Santos Anjos, em Paris. A tela mais famosa, A Liberdade Guiando o Povo, de 1830, ilustrou a capa do quarto disco da banda inglesa Coldplay, intitulado Viva la Vida or Death and All His Friends.

As riquezas medicinais do Cerrado são o tema do EcoSenado deste fim de semana. O programa apresenta um banco com mais de mil espécies dessa vegetação que podem ser utilizadas no tratamento de várias doenças, como a leishmaniose e a malária. O Banco de Extratos de Plantas do Bioma Cerrado é uma iniciativa de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e mantém amostras em laboratórios para acompanhamento e estudos contínuos. O programa será exibido neste domingo (23), às 11h15 e às 19h45.

E o programa Leituras deste fim de semana foi até a casa do jornalista e escritor carioca Fernando Molica, no Rio de Janeiro, para falar de seu último lançamento, o romance Ponto de Partida. No livro, um jornalista desencantado com a profissão é designado para apurar uma matéria sobre um corpo esquartejado encontrado na praia. A entrevista vai ao ar neste domingo (23), às 8h e às 20h30.

Molica é diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e já trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo e TV Globo. Em 2004, venceu o prêmio Vladimir Herzog na categoria reportagem televisiva. Como escritor, publicou outros três livros. O primeiro, Notícias do Mirandão (2002), foi traduzido para o alemão e, atualmente, está sendo adaptado para o cinema. Já O Homem que Morreu Três Vezes (2003) e Bandeira Negra, Amor (2005) foram finalistas do prêmio Jabuti. O jornalista também organizou as obras 10 Reportagens que Abalaram a Ditadura (2005) e 50 Anos de Crime (2007).

A TV Senado pode ser sintonizada nos canais UHF 51, em Brasília (DF); 36, no Gama (DF); 40, em João Pessoa (PB); 43, em Fortaleza (CE); 52, em Natal (RN); 53, em Salvador (BA); 55, em Recife (PE); e 57, em Manaus (AM). Pelos canais de assinatura 7, da Net Brasília; 17, da Tecsat; 118, da Sky; e 217, da Direct TV; ou ainda, pode ser acompanhada ao vivo pelo site www.senado.gov.br/tv.



21/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV Senado estreia série sobre personalidades das artes plásticas

Rádio Senado apresenta série sobre os grandes temas debatidos na Casa

Rádio Senado estreia hoje novo programa com análises sobre os grandes assuntos da semana

TV Senado estréia a série Mesa Brasileira

TV Rá Tim Bum estréia série infantil sobre profissões

SÉRIE DE PROGRAMAS SOBRE BRAHMS ESTRÉIA AMANHÃ