TV Senado estuda abrir sinal em UHF, formando rede com prefeituras



Depois de reunir-se com o ministro das Comunicações, Miro Teixeira, o presidente do Senado, José Sarney, anunciou nesta quinta-feira (12), que a Casa está realizando estudos de viabilidade para a abertura do sinal da TV Senado em UHF, visando a retransmissão da sua programação em oito capitais e em todos os municípios brasileiros, por meio de convênios com assembléias legislativas e prefeituras. Outro projeto em andamento prevê o lançamento de um canal internacional público coordenado pela Radiobrás, em parceira com a TV Senado, a TV Câmara e a TV Justiça.

Sarney disse que a TV Senado, atualmente operando em sinal fechado, demonstrou ser -um grande instrumento a serviço do povo brasileiro, porque tem assegurado a transparência das atividades legislativas, e que queremos agora ampliar para todo o Brasil, em acordo com os municípios-. O senador adiantou algumas novidades da programação em sinal aberto:

- Além de mostrar o que acontece no parlamento, a TV Senado será uma televisão didática a serviço do povo brasileiro, com cursos, informações a respeito de políticas públicas, cursos de pós-graduação, para que seja uma televisão do cidadão a serviço do cidadão - disse.

Miro Teixeira afirmou que o Ministério das Comunicações está pronto a dar o apoio técnico necessário ao projeto, inclusive quanto à elaboração de decreto presidencial alterando a legislação do setor, para permitir que as prefeituras e assembléias associadas à TV Senado possam contar com um espaço diário de programação local. Outra questão pendente de parecer técnico é a disponibilidade de canais nas oito capitais para uso da TV Senado.

- Lá no Ministério idéias desse tipo são comemoradas. É de uma visão formidável usar um canal oficial para oferecer um instrumento de promoção de políticas públicas visando o bem estar da população - afirmou o ministro.

Segundo Miro Teixeira, será do presidente Lula a decisão final sobre a entrada em operação do canal público internacional, mas o Ministério das Comunicações já está elaborando estudos técnicos sobre freqüência e operação por satélite, que estão sendo encaminhados para a presidência da República, onde o assunto está sendo tratado pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken.

O canal público internacional seria coordenado pela Radiobrás e as primeiras transmissões seriam dirigidas aos países integrantes do Mercosul, em português com legendas em espanhol. Em fases posteriores seriam lançadas transmissões para os países de língua portuguesa na África, e também em espanhol e inglês. Uma reunião exploratória já foi realizada entre o diretor da Radiobrás, Eugênio Bucci, e os diretores de Comunicação Social do Senado, Armando Rollemberg, e da Câmara, Márcio Araújo.

Participaram da reunião entre Sarney e Miro, realizada durante o café da manhã, na residência oficial da presidência do Senado, Rollemberg, a diretora da TV Senado, Marilena Chiarelli, e o diretor-técnico da emissora, Ricardo Guedes Acioli Toscano.



12/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado estimulará adesão de prefeituras à rede nacional de TVs públicas e comunitárias

Crivella elogia Rede Bandeirantes por abrir espaço para evangélicos

Encontro estuda criação de rede internacional para combater tráfico de seres humanos

Sinal digital da TV Senado é inaugurado em Fortaleza

TV Senado chega a Natal em sinal aberto

TV Senado estreia em sinal aberto em Cuiabá