TV Senado exibe documentário sobre crônicas de Machado de Assis
O programa Senado Documento exibe neste fim de semana o documentário Machado de Assis: A crônica e a história, dirigido por Antônio Carlos Fontoura, em homenagem ao centenário de morte do escritor.
Durante mais de 40 anos de atividade em jornais de sua época, Machado de Assis foi também um crítico de costumes e um privilegiado observador de fatos e personagens de um importante período da história brasileira. De meados do Segundo Reinado até os primeiros anos da República, o escritor mostrou-se um artista preocupado com as grandes questões de seu tempo e lugar. O documentário reúne fragmentos de suas crônicas e o depoimento de historiadores, acadêmicos, jornalistas e personalidades da política, buscando resgatar essa faceta ainda pouco reconhecida de Machado.
A crônica colocou Machado de Assis em contato direto com a realidade brasileira e, em especial, com o ambiente político e social de sua época e foi também uma espécie de laboratório de experimentos literários que marcaram tanto a vida como a obra do escritor. Dotado de uma noção aguda de seu país e de sua época, Machado foi precursor na união da literatura e do jornalismo e ajudou a consolidar a crônica como um gênero literário por excelência e capaz de influenciar gerações de escritores brasileiros.
O programa Senado Documento vai ao ar no sábado (9), às 16h30, e no domingo, às 11h e às 22h.
O programa Leituras deste fim de semana apresenta entrevista com o poeta cearense Luciano Maia, que fala sobre a contemporaneidade do poema. Autor de Jaguaribe - Memórias das águas, Luciano Maia procura, em sua obra, entender todas as variantes ecológicas e humanas do Rio Jaguaribe. Luciano Maia publicou, ainda, Seara, Nau Capitânia e Rostro Hermoso.Natural de Limoeiro do Norte, Luciano Maia é advogado e membro da Academia Cearense de Letras. O programa vai ao ar no sábado, às 9h30, e no domingo, às 20h e às 14h30.
Ainda neste fim de semana, o programa Espaço Cultural apresenta o show de Oswaldinho do Arcodeon realizado no Clube do Choro de Brasília em junho deste ano. Carioca de nascimento, o músico mudou-se aos oito anos para São Paulo, onde se iniciou no piano. Aos 12 anos, já tocava sanfona profissionalmente com o pai na gravadora Continental e nos forrós da periferia da capital paulista, reduto de nordestinos.
O talento raro lhe rendeu uma bolsa no Conservatório Dante, em Milão, na Itália, onde o acordeon é muito apreciado e difundido. Seu currículo registra gravações com as principais estrelas da MPB, como Elba Ramalho, Caetano Veloso, Jackson do Pandeiro, Raul Seixas, Ney Matogrosso, Nara Leão e Milton Nascimento. No exterior, trabalhou com Paul Simon e já abriu show de Al Jarreau, na França. No repertório do show, composições de Astor Piazzolla, Tom Jobim, Sivuca, Luiz Gonzaga, entre outros. O programa vai ao ar no sábado, às 24h, e no domingo, às 14h30.
Da Redação
(Com informações da TV Senado)
08/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
ABL EXIBE DOCUMENTÁRIO DA TV SENADO SOBRE MACHADO DE ASSIS
TV SENADO APRESENTA DOCUMENTÁRIO SOBRE MACHADO DE ASSIS
Machado de Assis é tema de documentário da TV Senado
TV Senado exibe documentário sobre a infância
TV Senado exibe documentário sobre Getúlio Vargas
TV Senado exibe documentário sobre Dom Helder Câmara