TV Senado exibe especial sobre o Estatuto do Idoso
O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03) é o tema de programa especial que a TV Senado transmite nesta sexta-feira (25), às 22h45. O programa pretende refletir sobre as mudanças ocorridas na vida de quem já passou dos 60 anos desde que o estatuto foi sancionado, em outubro de 2003. O especial será reprisado no sábado (26), às 16h e às 21h30, e no domingo (27), às 22h. A emissora pode ser sintonizada nos canais 51(UHF), 7 (Net Brasília), 96 (Sky), 217 (Direct TV) e 17 (Tecsat).
De autoria do então deputado Paulo Paim, hoje senador pelo PT gaúcho, o Estatuto do Idoso tramitou por mais de cinco anos no Congresso e foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de outubro de 2003, durante as comemorações do Dia Internacional do Idoso.Entre as determinações contidas no texto, está a que proíbe a discriminação do idoso nos planos de saúde por meio da cobrança de valores diferenciados por idade, e a que assegura o fornecimento de remédios para o tratamento de hipertensão e diabetes.
O programa também vai destacar as adaptações que começam a surgir na formação universitária de novos profissionais para o atendimento às demandas criadas por uma população que está envelhecendo. Até 2025, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) citados por Paim, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Nos últimos 40 anos, o número de brasileiros idosos quintuplicou, passando de três milhões em 1960 para 14 milhões, em 2002. Esse número poderá chegar a 32 milhões em 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O especial divulgará ainda pesquisa feita pela Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública do Senado segundo a qual a maior parte da violência praticada contra o idoso ocorre dentro da própria casa da vítima. O estatuto define como crime a prática de maus-tratos contra idosos, com penas que chegam a 12 anos de prisão.
Parteiras
No sábado ainda, às 11h30, a TV Senado coloca no ar o especial Mães da Pátria do programa Inclusão. O programa exibe o rosto de 265 parteiras que atuam em todas as regiões do país e foram fotografadas por Bia Fioretti, uma publicitária paulista que se diz apaixonada pelo trabalho dessas profissionais. O Inclusão também vai mostrar a biblioteca Dorina Nowill, especializada no atendimento de crianças e adultos com problemas de visão, cujo projeto Luz e Autor, em braile, foi premiado pela ONU. O programa será retransmitido às 22h30 e, no domingo, às 9h e às 16h30.
O Inclusão também apresentará matéria sobre técnica criada pela pedagoga Maria José Daltro para auxiliar pessoas cegas ou com baixa visão a aprenderem com mais facilidade o idioma inglês. Para isso, a pedagoga criou o projeto Mãos Videntes, que utiliza em sala de aula peças e objetos do dia-a-dia que servem de orientação e ajudam na compreensão das palavras. Outra atração do programa aborda o método terapêutico da equoterapia, que utiliza o cavalo para ajudar no desenvolvimento motor e sensorial de pessoas portadoras de deficiências.
Às 15h15 de sábado, o programa Ecosenado apresentará um dos mais novos espaços de visitação oferecidos ao visitantes do Zoológico de Brasília. Trata-se do Borboletário, que reúne cerca de 500 exemplares de dez espécies diferentes de borboletas e mariposas, todas nativas da região Centro-Oeste. A construção do recinto foi resultado da exigência de compensações ambientais, como contrapartida ao licenciamento concedido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a construção da segunda pista do Aeroporto Internacional de Brasília. O programa será reapresentado no domingo, às 15h30.
No mesmo sábado, à meia-noite, o programa Espaço Cultural transmitirá um show do músico gaúcho Plauto Cruz, que acaba de comemorar 60 anos de carreira e é considerado um dos maiores flautistas do Brasil, de acordo com a crítica especializada. Cruz é autor de mais de 50 composições. Sua capacidade de improvisação e a facilidade com que compõe fizeram com que ele conquistasse o título de "maior chorão vivo do Rio Grande do Sul". O show será reapresentado às 14h30 de domingo.24/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
TV Senado exibe especial sobre a fome no Brasil
TV Senado exibe especial sobre Darcy Ribeiro
TV Senado exibe especial sobre o sistema braile
TV Senado exibe série especial sobre o racismo
TV Senado exibe especial sobre a Era de Ouro do rádio
TV Senado exibe especial sobre a questão energética