TV Senado mostra luta pela sobrevivência dos catadores de caranguejo do Delta do Parnaíba
Em um de seus destaques do fim de semana, a TV Senado exibe a visita da equipe do programa EcoSenado a uma comunidade de catadores de caranguejos do Delta do Parnaíba que luta pela sobrevivência diante do desaparecimento gradual de sua fonte de sustento. O programa foi até Ilha Grande do Paulino, no interior do Maranhão, onde ouviu a opinião de representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), catadores e estudiosos sobre as causas e alternativas para os atuais problemas da atividade. O EcoSenado vai ao ar neste sábado (20), às 7h15, 13h15 e 20h30, e, no domingo (21), às 11h15. O programa é uma parceria da TV Senado com o Ministério do Meio Ambiente.
Quem perdeu o encontro do pianista mineiro Wagner Tiso com o violoncelista Márcio Malard, no fim de agosto, no Clube do Choro, pelo projeto Tom Jobim - Maestro Brasileiro, não pode perder a gravação da apresentação. O registro do show em homenagem ao ícone da música brasileira será exibido no sábado (20), às 24h, e, também, no domingo, às 14h30, pelo programa Espaço Cultural.
Já o Conversa de Músico apresenta, neste fim de semana, o Duo Ágora. A dupla composta pelo violonista Alberto Sales e pela violista Marie de Novion combina ritmos brasileiros, estrangeiros e eruditos nas seis cordas do violão e nas quatro da viola clássica. Chico Buarque, Gershwin e Ravel estão entre os interpretados. Marie de Novion conta um pouco da história da viola no quadro Toque de Músico. O programa vai ao ar no sábado (20), às 14h30, e, no domingo (21), às 19h45.
O programa Leituras, por sua vez, apresenta o escritor carioca premiado Alexei Bueno, que fala sobre seu último trabalho, o livro Uma História da Poesia Brasileira. O ensaio analisa desde o surgimento dos primeiros versos em solo brasileiro, como os do padre Anchieta, no século 16, até a poesia popular. Alexei Bueno também comenta Machado de Assis no quadro Dicas de Leituras. O programa será exibido às 9h30 e às 20h30 de sábado (20), com reprise às 8h e às 20h30 de domingo (21).
A TV Senado é sintonizada nos canais UHF 36, no Gama (DF), 40, em João Pessoa (PB), 43, em Fortaleza (CE), 51, em Brasília (DF), 52, em Natal (RN), 53, em Salvador (BA), 55, em Recife (PE), e 57, em Manaus (AM). Pelos canais de assinatura 7, da Net Brasília, 17, da Tecsat, 118, da Sky, e 217, da Direct TV. A programação também pode ser acompanhada ao vivo pelo site www.senado.gov.br.
19/09/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRA aprova renda a catadores de caranguejo durante defeso
Catadores de caranguejo, mariscos e algas poderão receber seguro-desemprego no período de defeso
Mão Santa enaltece belezas do delta do Rio Parnaíba
Mão Santa defende criação da Universidade do Delta do Parnaíba (PI)
Mão Santa apela por instalação da Universidade do Delta do Parnaíba
Mão Santa reivindica a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba(PI)