TV Senado planeja entrar em canal aberto em todas as capitais do país



O canal consignado à TV Senado nesta quarta-feira (13) na cidade São Paulo vai se somar aos outros já concedidos à emissora e que irão viabilizar o projeto de transmitir a programação em sinal aberto a todas as capitais brasileiras. Atualmente, a TV Senado já pode ser acompanhada em UHF em Brasília (canais 36 e 51), Fortaleza (43), Recife (55), Manaus (57), João Pessoa (40) e Salvador (53). Em breve, também serão inaugurados dois canais abertos no Rio de Janeiro. A emissora se prepara para entrar em mais 13 capitais.

O canal de São Paulo (64) guarda uma característica que o diferencia dos demais: poderá ser operado nos sistemas analógico e digital. Isto é, a emissora poderá começar as transmissões em analógico, - que não precisa de decodificador para a captação - e, depois, passar a transmitir de modo digital. Hoje, o acesso à tecnologia digital ainda é incipiente em virtude dos preços dos equipamentos necessários para que o telespectador possa receber o sinal.

A expansão da TV Senado, que completa 12 anos neste mês de fevereiro, ocorreu na esteira da televisão a cabo, uma vez que a legislação previu que as operadoras levassem canais desse tipo aos seus assinantes. A emissora também pode ser captada por antenas parabólicas. A junção dos dois sistemas - a cabo e parabólica - e mais os canais abertos permitem estimar a audiência potencial da emissora em mais de 60 milhões de telespectadores.

O carro-chefe da programação da emissora é a transmissão ao vivo das atividades legislativas. Em 2007, a TV Senado exibiu mais de 200 sessões plenárias, com quase mil horas de transmissões, além de colocar no ar outras 900 horas de reuniões de comissões, ao vivo e gravadas. Ainda foram produzidos 1.200 programas de jornalismo e de temas variados de interesse público. 

No momento, segundo o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, a TV Senado, num esforço conjunto com as TVs Câmara e Justiça estão pesquisando para encontrar qual o melhor local para abrigar as três repetidoras em São Paulo. Há vários contatos sendo feitos e vários locais sendo visitados pelos engenheiros dessas tevês públicas. Pelas análises feitas pelos técnicos da TV Senado, até o momento, os melhores sítios de abrigo dos transmissores da emissora estão localizados nos bairros da Consolação e da Paulista. 



13/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV Senado terá sinal digital aberto em todas as capitais

Salvador, primeira de treze capitais estaduais, ganha TV Senado em canal aberto

TV Senado será transmitida com sinal digital aberto para todas as capitais

Mostra exibe filmes sobre direitos humanos em todas as capitais do País

Preço da cesta básica cai em quase todas as capitais do País, segundo Dieese

Suplicy quer a TV pública em canal aberto para todo o país