TV Senado retrata história da hanseníase no Brasil



Mais de 35 mil casos de hanseníase são registrados no Brasil, anualmente, com maior incidência em crianças e adolescentes das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O programa Inclusão, da TV Senado, apresenta, neste fim de semana, a história da doença no país, desde o confinamento de pacientes nos antigos leprosários aos atuais tratamentos e às iniciativas do Ministério da Saúde. O programa vai ao ar neste sábado, às 11h30 e às 22h30; e, no domingo, às 9h e às 17h.

Além de entrevistas com especialistas, o programa vai mostrar a situação de ex-internos de centros de confinamento que ainda aguardam o pagamento de pensão vitalícia. O benefício foi instituído em 2007, mas, de lá para cá, pelo menos 300 pacientes morreram sem recebê-lo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a meta de controle da doença é de menos de um caso registrado para cada 10 mil habitantes. O embaixador da OMS, Yohei Sasakawa, visitou o Brasil no último dia 18, e declarou que o país será o último do mundo a eliminar a doença, embora tenha condições de atingir a meta. Além do Brasil, apenas o Nepal e o Timor Leste continuam acima do nível de registros estipulado internacionalmente.

A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen e provoca inflamação e perda de sensibilidade na pele e nos nervos. Os estágios mais avançados da doença culminam em deformidades sérias no corpo, mas a fase inicial tem cura. A infecção é contagiosa e transmite-se pelas vias aéreas. Até a década de 1960, os contaminados eram obrigatoriamente isolados em centros distantes. A prática foi proibida, mas perdurou por quase 20 anos.

A TV Senado pode ser sintonizada nos canais UHF 51, em Brasília (DF); 36, no Gama (DF); 40, em João Pessoa (PB); 43, em Fortaleza (CE); 52, em Natal (RN); 53, em Salvador (BA); 55, em Recife (PE); e 57, em Manaus (AM). Pelos canais de assinatura 7, da Net Brasília; 17, da Tecsat; 118, da Sky; e 217, da Direct TV; ou ainda, pode ser acompanhada ao vivo pelo site www.senado.gov.br/tv.



28/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


EXPOSIÇÃO RETRATA A HISTÓRIA DO ACRE

Cultura: Exposição retrata a história do Theatro São Pedro

Museu retrata fatos marcantes da história da Polícia Civil do Estado

Senado concederá anualmente "Prêmio Senado Federal de História do Brasil"

Senado lança Prêmio de História do Brasil

Livro conta história de todas as senadoras da história do Brasil