UEPB realiza encontros para discutir formação de professores
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I – Campina Grande - realiza nos dias 15 e 18 de outubro, o 3° Encontro de Iniciação à Docência da UEPB, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), e o 1° Encontro de Formação de Professores da Educação Básica (Enfoprop), do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).
Os encontros têm o objetivo de promover ações de caráter inovador e interdisciplinar para a formação de professores da educação básica no Estado da Paraíba, com discussões que valorizem as práticas docentes para a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura da UEPB, aproximando as produções da universidade e da escola de educação básica para a produção de conhecimentos voltados ao atendimento das demandas formativas.
Acesse a programação.
Parfor
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), coordenado pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da Capes, foi lançado em maio de 2009 com a meta de formar cerca de 330 mil professores que exercem a profissão sem formação adequada. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos à distância.
O plano é gerido pela Capes, em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.
O Parfor oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma das três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura); e bacharel sem licenciatura que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.
Pibid
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
Fonte: Capes
02/10/2013 19:00
Artigos Relacionados
Capes realiza primeiro encontro para avaliar programa de formação inicial de professores
Professores do plano nacional de formação no Pará receberão auxílio-formação
Fiocruz promoverá encontros para discutir temas ligados à Rio+20
USP promove encontros para discutir a vida e a obra de Plínio Marcos
Evento discute formação de professores de inglês no Pará
Especialista alerta para "apagão" na formação de professores