Capes realiza primeiro encontro para avaliar programa de formação inicial de professores



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizará de 21 a 22 de setembro, em Brasília, o primeiro Encontro Nacional do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O evento integra o processo de avaliação do programa e tem por finalidade fomentar a troca e a socialização de experiências e reflexões sobre a formação inicial de professores em exercício.

O evento reunirá representantes das instituições de ensino superior participantes, representantes das secretarias estaduais e municipais de educação e professores da rede pública matriculados nos cursos de licenciatura oferecidos no âmbito do Parfor. Um dos objetivos do encontro é identificar proposições que possam contribuir para o aperfeiçoamento da gestão e execução do programa e assim contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

Mais informações sobre o 1º Encontro Nacional do Parfor podem ser obtidas por e-mail, pelo telefone (61) 2022-6583 ou na programação do evento.

 

Parfor

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foi lançado em maio de 2009 com a meta de formar cerca de 330 mil professores que exercem a profissão sem formação adequada. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância.

O plano é gerido pela Capes, em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.

O Parfor oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma das três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura); e bacharel sem licenciatura que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.

 

Fonte: Capes



13/09/2011 15:47


Artigos Relacionados


Capes divulga edital para programa de formação de professores no Timor Leste

Capes abre inscrições para formação de professores no Timor Leste

Capes divulga resultado de seleção para formação de professores no Timor-Leste

Capes vai colaborar na formação de professores do ensino básico

CCT aprova projeto que permite à Capes colaborar na formação de professores de educação básica e superior

Apesar do mau desempenho inicial, programa Primeiro Emprego recebe apoio